Joinville está mais perto de realizar operações consorciadas, instrumento urbanístico que prevê o uso de contrapartidas dos empreendimentos em melhorias no entorno. Na sessão desta quarta-feira, os vereadores aprovaram os dois primeiros projetos. As propostas apresentadas pela prefeitura são referentes ao condomínio privado Cidade das Águas e da Quadra Cultural, na área central da cidade. Serão as primeiras operações consorciadas de Joinville.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
As duas operações apresentam diferenças. No caso da Quadra Cultural, uma área de abrangência de setores dos bairros América, Atiradores e Glória, a participação será por adesão, junto à prefeitura. Os empreendedores vão se inscrever na operação e fazer o pagamento da outorga, o pagamento por construir acima do permitido, por meio de realização de obra e serviços de uso público.
Em um exemplo, se o empreendedor construir andares a mais do limite, a outorga poderá quitar a outorga com obras na Cidadela, Museu de Arte ou Cemitério do Imigrante (equipamentos localizados na Quadra Cultural) ou mesmo a construção de novos passeios, por exemplo. Um conselho gestor vai avaliar se o investimento pretendido se enquadra no conceito da operação. A outorga pode ser aplicada em 362 dos 407 lotes da Quadra.
Na operação consorciada do Cidade das Águas, já há uma minuta das contrapartidas dos empreendedores do condomínio, como parque e vias de acesso público, elaboração de projetos, entre outras, além do pagamento da outorga. A operação prevê que o zoneamento da região não será alterado pelos próximos 30 anos. O projeto da operação ainda terá uma segunda votação pelos vereadores.
Continua depois da publicidade
Entorno de área militar em Joinville ganha passeios para caminhadas
Concessão inédita está mais perto de sair em Joinville
Por que a tarifa do ônibus em Joinville não deverá ter redução com a futura licitação
Como o MP acompanha a preparação da licitação do ônibus em Joinville
FOTOS: Quais os planos para o primeiro parque linear do Cachoeira
Qual a oferta de apartamentos novos à venda em Joinville
Muro é “salvo” em Joinville; mas interdição de rua será mantida por mais tempo