A prefeitura de Itapoá divulgou nesta semana a conquista da condição de “município turístico”, a categoria mais elevada do Mapa do Turismo Brasileiro, montado com base em conjunto de indicadores apurados pelo Ministério do Turismo. As demais classificações são de “municípios com oferta turística complementar” e de “municípios de apoio ao turismo”, em nomenclatura que substitui as antigas categorias A, B, C, D e E. A prefeitura acredita que a classificação amplia as chances de novos investimentos e repasses de recurso para o setor.

Continua depois da publicidade

Itapoá tem 32 km de praias no Norte do Estado, com limites com Guaratuba (PR). A proximidade com a baía da Babitonga é um dos destaques citados na descrição do Mapa do Turismo, entre outras atrações. A cidade faz parte da região turística Caminho dos Príncipes, da região de Joinville. Itapoá é a cidade que mais cresce em Santa Catarina, em avanço proporcional – a expansão da população foi de 134% entre 2010 e 2024, com a cidade chegando a 35 mil moradores.

A prefeitura de Itapoá apontou o crescimento no número de estabelecimentos de hospedagem, abertura de empregos no setor, avanço da arrecadação de tributos federais com o turismo e a oferta de atrativos que vão além do litoral, como o turismo rural, de eventos e ecológico. A economia da cidade também teve reforço com atividades portuárias e logísticas, a partir do início das operações do Porto Itapoá.

Sai licença para futuro parque em Joinville, com cinco etapas

Por que viaduto em SC passou a ser chamado de “maior mesa de sinuca do mundo”

Continua depois da publicidade

Como ficou rua coberta em cidade de SC; inauguração está marcada

Sistema “pare e siga” tem mudança em serra de SC, em obras de áreas de escape

Vias marginais da BR-101 no “limbo” em SC motivam sessão perto da rodovia

Sem nunca ter sido usado, viaduto “maior mesa de sinuca do mundo” terá novo laudo, após interdição em SC

Rodovia de 20 km no litoral de SC vai entrar em estudo ambiental