A prefeitura de Itapoá divulgou nesta semana a conquista da condição de “município turístico”, a categoria mais elevada do Mapa do Turismo Brasileiro, montado com base em conjunto de indicadores apurados pelo Ministério do Turismo. As demais classificações são de “municípios com oferta turística complementar” e de “municípios de apoio ao turismo”, em nomenclatura que substitui as antigas categorias A, B, C, D e E. A prefeitura acredita que a classificação amplia as chances de novos investimentos e repasses de recurso para o setor.
Continua depois da publicidade
Itapoá tem 32 km de praias no Norte do Estado, com limites com Guaratuba (PR). A proximidade com a baía da Babitonga é um dos destaques citados na descrição do Mapa do Turismo, entre outras atrações. A cidade faz parte da região turística Caminho dos Príncipes, da região de Joinville. Itapoá é a cidade que mais cresce em Santa Catarina, em avanço proporcional – a expansão da população foi de 134% entre 2010 e 2024, com a cidade chegando a 35 mil moradores.
A prefeitura de Itapoá apontou o crescimento no número de estabelecimentos de hospedagem, abertura de empregos no setor, avanço da arrecadação de tributos federais com o turismo e a oferta de atrativos que vão além do litoral, como o turismo rural, de eventos e ecológico. A economia da cidade também teve reforço com atividades portuárias e logísticas, a partir do início das operações do Porto Itapoá.
Sai licença para futuro parque em Joinville, com cinco etapas
Por que viaduto em SC passou a ser chamado de “maior mesa de sinuca do mundo”
Continua depois da publicidade
Como ficou rua coberta em cidade de SC; inauguração está marcada
Sistema “pare e siga” tem mudança em serra de SC, em obras de áreas de escape
Vias marginais da BR-101 no “limbo” em SC motivam sessão perto da rodovia
Rodovia de 20 km no litoral de SC vai entrar em estudo ambiental









