A lista de estudos ambientais em contratação pelo governo do Estado para as estradas da Costa do Encanto inclui duas rodovias litorâneas ainda sem pavimentação. São as ligações entre Ervino e Praia Grande e entre Ervino e Linguado, em São Francisco do Sul, em segmentos vizinhos. Neste momento, não há previsão de obras – mas os estudos poderão ser usados nas diretrizes de futuros projetos para pavimentação das vias.

Continua depois da publicidade

O edital para contratação de estudos de conformidade ambiental foi lançado nesta semana pelo governo do Estado, em atendimento a decisão judicial em ação do Ministério Público Federal. Em 2016, a Justiça Federal determinou a suspensão das obras da Costa do Encanto, programa de pavimentação de estradas litorâneas no Norte do Estado. A exigência foi de apresentação de estudos ambientais.

Naquele momento, apenas a pavimentação da estrada entre a Vila da Glória (São Francisco do Sul) e Itapoá estava em andamento. As obras estão paradas desde então. A maioria dos asfaltamentos previstos pela Costa do Encanto já havia sido concluída. Apenas as estradas na região da Praia Grande e Ervino não haviam sido iniciadas – nem havia nenhum encaminhamento à época, a decisão judicial não teve nenhum impacto nas duas vias.

No novo cenário, com os estudos de conformidade a serem iniciados, as pavimentações ganham a possibilidade de execução, ainda que sem garantia de realização das obras. A prefeitura de São Francisco do Sul fez solicitação ao governo do Estado, em anos anteriores, de recursos para o asfaltamento dos 20 km entre Praia Grande e Ervino. A obra foi sugerida pelo município como “contrapartida” pelo Parque Estadual Acaraí, unidade de conservação que ocupa 6,6 mil hectares.

Viaduto “mesa de sinuca” terá interdição, com desvio no trânsito em cidade de SC

Continua depois da publicidade

Retomada de asfaltamento de estrada litorânea em SC fica mais perto

O que está previsto em proposta de revisão de concessão em SC; sugestão de túnel não entra na lista

Como blocos com concreto vão flutuar em novo cais em baía em SC

Quais as chances de construção de novo elevado em Joinville

Fechado há 90 anos, canal em SC tem chance de ponte “parcial”, mas reabertura continua distante

Trapiche de quase 250 metros, com cais flutuante, entra em nova fase de licenciamento

Prédio centenário de museu em SC tem reforma R$ 10 milhões em andamento