Com obras paradas há quase 15 anos, o viaduto da rodovia de acesso às praias em São Francisco do Sul, interditado nesta terça-feira, nunca foi cogitado para demolição porque foi mantido o plano original do uso da estrutura no contorno ferroviário da cidade. Inclusive no edital para a retomada da construção do ramal de 9 km, lançado no final de 2023 pelo DNIT e revogado na sequência, o viaduto na estrada estadual foi considerado “prioritário”, por “questões estratégicas”, para o projeto e obras. A construção do contorno da ferrovia iniciou em 2009 e parou em 2011, para revisão do projeto. Sem o ramal ferroviário, viaduto nunca foi concluído ou utilizado – pelo projeto, os trens passariam na parte inferior, com os demais veículos na setor superior.

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O trecho do viaduto na SC-415 foi interditado na manhã desta terça-feira após a constatação de rachaduras, provocadas por acidente com veículo, com danos na estrutura. O trânsito foi desviado para a pista no entorno.  Após inspeção na segunda-feira, o DNIT recomendou a interdição no local devido ao comprometimento da estrutura. A providência foi tomada hoje pela Coordenadoria Regional de Infraestrutura Norte, com apoio da Polícia Militar Rodoviária.

O DNIT pretende fazer nova avaliação no local, mais detalhada, sobre os danos provocados no viaduto e, então, a partir do laudo, definir qual a intervenção na estrutura. Por enquanto, não há como estimar quando o tráfego voltará à normalidade. Em relação à nova licitação para o contorno ferroviário, o edital continua em preparação, sem prazo definido para o lançamento. As obras pararam em 2011 para a revisão do projeto. De forma irônica, o viaduto ficou conhecido como a maior “mesa de sinuca do mundo”. A expressão foi ouvida por técnicos do Tribunal de Contas da União e registrada em relatório de fiscalização nas obras paralisadas.

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