As vias marginais da BR-101 em Joinville ainda no “limbo” vão motivar sessão extraordinária da Câmara de Vereadores nas proximidades da rodovia, a ser realizada no final de agosto. O foco da sessão será insistir na inclusão das marginais na prorrogação do contrato de concessão da rodovia, em fase de repactuação. Em princípio, a expansão contratual poderá incorporar as vias, inclusive com novas obras, como viadutos e faixas adicionais, mas os vereadores vão buscar mais garantias e detalhamento do que está sendo previsto.

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Vias marginais em Joinville

A proposta de otimização do contrato da BR-101 Norte, já avaliada pelo Ministério dos Transportes e ANTT, está em avaliação no Tribunal de Contas da União. O ministério estima concluir o processo no primeiro semestre de 2026. O contrato, com vencimento em 2033, ganhará mais 15 anos, com conclusão, portanto, em 2048.

As marginais da BR-101 têm segmentos sem manutenção na região de Joinville. As vias construídas antes da concessão, durante as obras de duplicação, não entraram no contrato iniciado em 2008 –  somente as marginais implantadas pela concessionária contam com manutenção. A previsão contratual é necessária para que os custos com a manutenção entrem nas despesas levadas em conta no cálculo da tarifa do pedágio.

São 36 km de vias marginais nessa situação na rodovia, com 20 km em Joinville. O DNIT também não faz a manutenção alegando que se trata de rodovia concedida. A prefeitura de Joinville tem cobrado reparos. Os 82 km de vias marginais entre Itajaí e a Grande Florianópolis foram incorporados à concessão na década passada e, com isso, contam com manutenção.

Autor do requerimento para a sessão sobre a BR-101, o vereador Wilian Tonezi (PL) considera os investimentos anunciados até agora para a otimização do contrato como “aquém do necessário para o trecho”, em posição semelhante à manifestada por lideranças empresariais – e também outras lideranças políticas.

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