O formato retangular de uma obra paralisada sem nenhuma estrutura de continuidade, isolada sobre uma rodovia, levou viaduto em São Francisco do Sul a passar a ser chamado de “mesa de sinuca” a partir do início da década passada, quando as obras pararam no contorno ferroviário. Nesta semana, a passagem sob o viaduto inacabado foi interditada ao trânsito após danos provocados na estrutura por batida de veículo. O tráfego na SC-415 tem desvio no local. O DNIT está avaliando como será feito o reparo na estrutura.
Continua depois da publicidade
Confira imagens
A expressão “maior mesa de sinuca do mundo” chamou tanto a atenção de técnicos do Tribunal de Contas da União que foi parar em relatório sobre a fiscalização do contorno ferroviário de São Francisco, em 2014. A referência foi ao viaduto da SC-415, estrada de acesso às praias. A comparação foi feita por pessoas que passaram pelo local no momento da vistoria, em tom “pejorativo” – a “mesa de sinuca” já era referência desde que as obras pararam, ainda em 2011, para revisão do projeto.
No projeto do contorno ferroviário, os trens vão passar pela parte inferior do viaduto e os demais veículos cruzam o setor superior. Como o traçado foi mantido, a estrutura inacabada foi mantida porque, em algum momento, será concluída. Pelo menos esse é o plano do DNIT, que prepara nova licitação para a retomada das obras.
Como ficou rua coberta em cidade de SC; inauguração está marcada
Sistema “pare e siga” tem mudança em serra de SC, em obras de áreas de escape
Continua depois da publicidade
Vias marginais da BR-101 no “limbo” em SC motivam sessão perto da rodovia
Rodovia de 20 km no litoral de SC vai entrar em estudo ambiental
Viaduto “mesa de sinuca” terá interdição, com desvio no trânsito em cidade de SC
Retomada de asfaltamento de estrada litorânea em SC fica mais perto











