Na primeira alteração do contrato do empréstimo para a construção da Ponte Joinville, o prazo foi prorrogado até setembro do 2026. A prorrogação assinada pela prefeitura e o Fonplata foi definida porque o prazo contratual anterior expirava em 2022. O fundo financeiro vai emprestar U$ 40 milhões para a construção da ponte na zona Sul e melhorias nas vias de acesso.
Continua depois da publicidade
> Ponte Joinville poderá precisar de “reforço” em empréstimo
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Como o edital para a construção da Ponte Joinville foi lançado e há estimativa de início das obras no primeiro trimestre de 2023, o novo prazo para a execução das obras, de 27 de setembro de 2026, deverá ser cumprido – o futuro contrato da ponte terá dois anos para a conclusão dos trabalhos. A prefeitura terá 15 anos para pagar o empréstimo, com quatro anos e meio de carência (prazo anterior antes do desembolso da primeira parcela).
A Fonplata não era a origem inicial de recursos para a ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. No governo Udo Döhler, houve tentativas com o Banco do Brasil, de R$ 120 milhões, sem sucesso. Depois, a administração municipal passou a alegar que o governo do Estado seria a fonte. Em 2017, foi assinado o contrato com o Fonplata. É possível que o município venha a precisar um complemento no empréstimo para bancar a obra da ponte.
Continua depois da publicidade
> Por que prefeitura de Joinville não tem planos para novo ginásio
> Joinville pretende dobrar oferta de áreas industriais nos próximos anos
> Em sanção de Plano Diretor, Adriano cita os “vários centros” de Joinville
> Após “maior votação” em 2018, eleição presidencial tem expectativa em Joinville
> Duas décadas após compra, Cidadela de Joinville terá remoção de materiais sem uso
> Governo federal reconhece emergência em Joinville por chuva de agosto