A duplicação de rodovia estadual no Paraná vai trazer melhorias no acesso a cidade de Santa Catarina, além de oferecer maior capacidade de tráfego para cidades litorâneas paranaenses. Em licitação, segmento de 12,8 km da PR-412, entre a divisa entre os dois Estados (em Garuva) e Guaratuba, faz também parte de um dos principais acessos a Itapoá, principalmente para quem se desloca do Paraná – o acesso ao Porto Itapoá utiliza outra rota, ao Sul. As propostas para a concorrência devem ser apresentadas em setembro.
Continua depois da publicidade
A rodovia catarinense de ligação com o Paraná naquela região, a SC-417, também poderá ser duplicada, como compensação a Santa Catarina pelo período em que o Estado recebeu montante menor de recursos dos royalties do petróleo – os dois Estados estão em negociação sobre quais obras serão realizadas pelo Paraná em Santa Catarina e a SC-417 é favorita.
A licitação para as obras na PR-412 entre Garuva e Guaratuba deve ter as propostas abertas em setembro. A contratação será integrada, com projeto executivo e duplicação no mesmo pacote. O edital prevê quatro faixas de rolamento (duas em cada sentido) com 3,6 metros de largura, acostamentos externos de 2,5 m, e um canteiro central separando os dois sentidos, com 2,2 m de largura. A PR-412 também ganha uma ciclovia bidirecional de 3 metros de largura a partir do entroncamento do acesso com Itapoá.
É a segunda vez em que o segmento passa por concorrência: no certame lançado no ano passado, não houve escolha de empresa vencedora. O anteprojeto da duplicação levou em conta o projeto de ampliação da SC-417, em Santa Catarina, contratado pelo governo do Estado.
Porto de SC tem “melhor mês” no ano e avança em movimentação de cargas
Continua depois da publicidade
Após duas décadas, Joinville deverá ter nova lei de incentivo à cultura
Sem novas ferrovias há mais de meio século, SC quer lei para fazer concessões de até 99 anos
Limite de altura de prédios não deve mudar em Joinville; qual o máximo permitido
Ação do Ministério Público cobra indenização de R$ 5 milhões da prefeitura de Joinville
Pedido de aval para empréstimo de R$ 500 milhões em SC, com duas pontes, será reapresentado
Acordo dos royalties entre SC e PR tem nova rodada na busca para definir “grande obra”








