A quantidade de esgoto despejado sem tratamento por dia em Joinville é equivalente a 28 piscinas olímpicas. A comparação foi feita no Ranking do Saneamento 2023, divulgado nesta segunda-feira pelo Trata Brasil. No levantamento entre as 100 maiores cidades do País, Joinville ficou na 74ª colocação. A cobertura de esgoto foi um dos indicadores com pior desempenho do município de Santa Catarina no estudo.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Há quase duas décadas, quando a prefeitura assumiu o saneamento por meio da Águas de Joinville, após 30 anos de Casan e dois anos de gestão compartilhada, a cobertura da rede de esgoto na cidade era de 12%. Agora, está em 41%. A meta é chegar a 90% em até dez anos.

Pelas estimativas do Trata Brasil, em torno de 5,5 mil piscinas olímpicas em esgoto são despejadas sem tratamento na natureza. Cada piscina tem capacidade para 2,5 milhões de litros. A cobertura no País da rede de coleta e tratamento é de 51,2% (índice de 2021, ano de referência do ranking). Em Joinville, o índice era de 39,9% há dois anos.

“O tratamento dos esgotos é o indicador que está mais distante da universalização nas cidades, mostrando-se o principal gargalo a ser superado”, afirmou Luana Siewert Pretto, presidente-executiva do Trata Brasil, em análise nacional sobre o ranking. Luana foi presidente de Águas de Joinville.

Continua depois da publicidade

Acij cita impactos e busca informações sobre melhorias na BR-376

Joinville fica só em 74º em ranking do saneamento com 100 cidades

SC-418 tem pedido de plano de ação em Joinville

Saúde de Joinville tem cobrança de R$ 6,2 milhões ao Estado

Lista cresce em 2023 e Joinville tem planos para dez concessões

Por que demora tanto para a construção da Ponte Joinville