Em café da manhã com o ministro Renan Filho (Transportes) nesta quinta-feira, a bancada do Norte reforçou pedido pela retomada das obras da duplicação da BR-280 no segmento entre São Francisco do Sul. O ofício assinado por oito deputados estaduais cita a importância da rodovia de ligação com os portos de São Francisco do Sul e alega transtornos. “A paralisação da obra tem gerado protestos recorrentes por parte da população e de diversos setores produtivos”, alegou o documento. O encontro foi realizado em Blumenau, onde o ministro participou de inauguração de viaduto da duplicação da BR-470.
Continua depois da publicidade
O coordenador da bancada do Norte, deputado Vicente Caropreso, considerou a reunião “produtiva” porque o ministro relatou o que está sendo planejado e se comprometeu em detalhar, nos próximos dias, os prazos para as licitações da volta dos trabalhos – que podem ocorrer ainda em 2025. “São respostas extremamente mais importantes; dá mais alento”, afirmou o parlamentar. O café acabou substituindo audiência que seria realizada em Brasília.
O lote 1 está com obras paradas há quase três anos. O segmento tem 36 km de extensão, de ligação entre o Porto de São Francisco do Sul e a BR-101. Além da conexão com o terminal portuário, o trecho cruza área industrial e logística em Araquari, cidade vizinha de Joinville. A BR-280 também faz a rota para às praias de São Francisco e é o principal acesso a Balneário Barra do Sul. As obras pararam no final de 2022 para a revisão do projeto e, nessa avaliação, o contrato foi rescindido.
Obras no lote 1 estão paradas
O ministro Renan confirmou aos deputados o plano de retomada parcial das obras no lote 1, com conclusão das frentes de trabalho já iniciadas (contorno de São Francisco do Sul e entorno do Instituto Federal Catarinense, em Araquari). A próxima licitação será para os dois segmentos – somados, representam quase a metade do lote em extensão. São nesses pontos em que as obras deverão voltar nos próximos meses. O restante do lote vai depender da contratação de novo projeto, ainda a ser licitado. Os demais dois lotes da duplicação da BR-280 estão em andamento, com previsão de entrega entre 2026 e 2027.
Joinville tem apelo de entidades empresariais por novo modelo de estacionamento rotativo
Continua depois da publicidade
Joinville informa ao MP prazos para a concessão dos cemitérios
Duplicação parcial de acesso em Joinville, com rotatória, busca repasse R$ 26 milhões do Estado
Futuro do viaduto “mesa de sinuca” vira impasse em SC; DNIT pretende recuperar estrutura
Mapeamento das 210 microbacias em Joinville está completo; estudos definem recuos para construções
Com foco na verticalização, cidade do litoral de SC tem nova lei sobre construção civil










