Em iniciativa liderada pela CDL, o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville fez pedido à Câmara de Vereadores de votação do projeto de retomada do estacionamento rotativo pago na área central da cidade. A proposta do Executivo foi enviada em junho do ano passado e continua em análise em comissões. “Consideramos o tema de extrema relevância para a mobilidade urbana, o estímulo ao comércio local e a melhoria da organização do espaço público. Trata-se de uma demanda histórica da sociedade joinvilense, especialmente dos setores diretamente impactados pela escassez de vagas nas áreas centrais e comerciais”, alegaram as entidades em oficio assinado pela Acij, Acomac e Ajorpeme, além da CDL. O documento foi entregue nesta quarta-feira ao Legislativo.
Continua depois da publicidade
O presidente da CDL, Eduardo Mafra, participou da sessão da Câmara desta quarta-feira, no espaço “tribuna livre”. O dirigente lojista citou a necessidade da volta do rotativo pago, como forma de atrair mais consumidores ao Centro da cidade. “Reforçamos nosso apelo para que os trâmites legislativos relacionados ao tema avancem de maneira resolutiva, respeitando os ritos legais, mas sem perder de vista a necessidade de respostas concretas para a cidade”, alegaram as entidades, no ofício.
Joinville teve o sistema de locação das vagas até 2013. Depois de seis anos sem o rotativo, o serviço voltou de forma gratuita em 2019, sob gestão da prefeitura. No modelo, a vaga é gratuita por duas horas, com aplicação de multa em caso de o veículo ficar mais tempo. Neste ano, foram 223 infrações até agora. No ano passado, foram 855 (nos 12 meses).
O governo Adriano quer a volta do sistema pago e está preparando a concessão. No ano passado, a modelagem foi apresentada em consulta pública, com previsão de tarifa de R$ 3 e oferta de 2,3 mil vagas, com implantação gradativa. Quem vencer a futura licitação, em contrato de 20 anos, terá de pagar outorga ao município. Há previsão de uma série de investimentos, como oferta de diferentes meios de pagamento, implantação de sistema de monitoramento e fiscalização; sinalização horizontal e vertical; compra de equipamentos, entre outros. O edital ainda vai precisar passar por avaliação prévia pelo TCE.
Joinville informa ao MP prazos para a concessão dos cemitérios
Continua depois da publicidade
Duplicação parcial de acesso em Joinville, com rotatória, busca repasse R$ 26 milhões do Estado
Futuro do viaduto “mesa de sinuca” vira impasse em SC; DNIT pretende recuperar estrutura
Mapeamento das 210 microbacias em Joinville está completo; estudos definem recuos para construções
Com foco na verticalização, cidade do litoral de SC tem nova lei sobre construção civil