A situação de emergência de viaduto interditado m São Francisco do Sul foi confirmada por meio de portaria publicada pelo DNIT/SC. Com a medida, está aberta a possibilidade de contratação emergencial para reparos na estrutura da SC-415 – o viaduto está em estrada estadual, mas é de responsabilidade federal por fazer parte do contorno ferroviário de São Francisco do Sul. As obras do novo ramal da ferrovia estão paradas desde 2011. O trânsito tem desvio no local.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

O viaduto foi danificado por colisão com veículo e a interdição da rodovia no local foi solicitada pelo DNIT e foi atendida pela Secretaria de Estado da Infraestrutura. Desde terça, o trecho tem desvio na SC-415, com os veículos não passando mais sob a estrutura. Na portaria, foram apontados “indícios claros de perda da estabilidade e risco de colapso parcial ou total, caso não sejam adotadas medidas imediatas”.

O trânsito vai continuar com desvio por prazo indeterminado, até que seja providenciado o reparo no viaduto. A nova licitação para a retomada do contorno ferroviário continua em preparação pelo DNIT – como o edital ainda não foi lançado, não há como estimar quando as obras vão reiniciar. Pelo projeto do viaduto, os trens passam pela parte inferior e os demais veículos pelo setor superior.

Perto do sétimo porto entrar em operação, SC busca investimentos nos acessos

Rodovia com desvio no trânsito em SC por causa de viaduto tem plano de restauração

Continua depois da publicidade

Por que SC insiste em participar de discussão sobre futuro da concessão de ferrovias

Primeira PPP de Joinville tem contrato de R$ 387 milhões

Quantas famílias deixaram o Bolsa Família em Joinville após aumento de renda

Porto privado em licenciamento em SC tem liminar de suspensão de decreto municipal

SC vê “ganho de escala” em aproximar traçados da Via Mar e ferrovia entre portos