O contrato da primeira parceria público-privada (PPP) de Joinville foi assinado nesta sexta-feira, conforme divulgado pela prefeitura. O serviço contratado junto a consórcio vencedor da licitação é de iluminação pública, com custo inicial de R$ 1,5 milhão mensais e valor global de R$ 387 milhões ao longo de 22 anos. O pagamento será feito com a receita da Cosip.

Continua depois da publicidade

Com a assinatura, passam a correr prazos para a preparação dos planos para o atendimento. O início efetivo da operação deve ocorrer em fevereiro. Joinville tem concessão à iniciativa privada de equipamentos (como Expoville e Centreventos) e de serviços, mas a iluminação será a primeira na modalidade PPP.

No modelo, Joinville voltará a abrigar todos os serviços da iluminação no mesmo pacote. Desde o final do contrato anterior, em outubro de 2020, a prefeitura mantém a manutenção (troca de lâmpadas) em contrato específico. A ampliação do parque de iluminação vem sendo feito de forma pontual e a modernização (instalação de LED) deixou de ser realizada. A PPP reúne as tarefas. Neste momento, está em execução contrato de manutenção.

A parceria vai prever a ampliação em pelo menos 10 mil novos pontos, conforme a prefeitura. Nesse número, estão 7 mil pontos já existentes, mas que não atendem aos parâmetros e serão substituídos. Atualmente, são 58 mil pontos de iluminação na cidade. As praças, parques e áreas de lazer, em lote de 105 locais, vão receber 3 mil pontos, incluindo substituições. Outros 34 locais de grande movimentação vão receber iluminação cênica. Parte do sistema terá telemetria, para monitoramento remoto.

Quantas famílias deixaram o Bolsa Família em Joinville após aumento de renda

Continua depois da publicidade

Porto privado em licenciamento em SC tem liminar de suspensão de decreto municipal

SC vê “ganho de escala” em aproximar traçados da Via Mar e ferrovia entre portos

Com 32 km de praias, cidade de SC “avança” em mapa de turismo

Sai licença para futuro parque em Joinville, com cinco etapas

Por que viaduto em SC passou a ser chamado de “maior mesa de sinuca do mundo”

Como ficou rua coberta em cidade de SC; inauguração está marcada