A situação de apenas 17% de rede ferroviária de 1,2 mil quilômetros ser utilizada é o principal motivo para o governo de Santa Catarina insistir em participar da discussão sobre a prorrogação do contrato da Malha Sul. O atual contrato vence em 2027 e grupo de trabalho formado pelo governo federal deve apresentar quais as condições para a extensão do prazo. O pedido do Estado é para que os ramais sem interesse de operação da concessionária possam passar para o Estado, por cessão ou doação, com posterior oferta de concessão à iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Ferrovia cruza Joinville

Nesta sexta, entrou em vigor a lei estadual de criação do Sistema Ferroviário do Estado de Santa Catarina. A partir do dispositivo, o governo de Santa Catarina pretende oferecer concessões de futuras ferrovias e de ramais já existentes, e, se tiver autorização federal. Os dois projetos em andamento são para ferrovias entre Araquari e Navegantes e entre Chapecó e Correia Pinto.

A ferrovia em uso da Malha Sul é a ligação entre Mafra e São Francisco do Sul, para transporte de soja e milho para o terminal portuário. Uma operação com bobinas de aço foi retomada recentemente. Duas das ferrovias desativadas no Estado têm traçado entre Mafra e Marcelino Ramos (RS), com 650 km, e entre Mafra e Lages (290 km).

A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias está solicitando que seja informada previamente dos termos de prorrogação, em iniciativa conjunta com os Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. A outra preocupação é garantir que futuras ferrovias no Estado, ainda que sem estimativa de quando serão construídas, possam ter garantia de conexão com a Malha Sul – sem a interligação com o restante do País, não terão viabilidade.

Primeira PPP de Joinville tem contrato de R$ 387 milhões

Continua depois da publicidade

Quantas famílias deixaram o Bolsa Família em Joinville após aumento de renda

Porto privado em licenciamento em SC tem liminar de suspensão de decreto municipal

SC vê “ganho de escala” em aproximar traçados da Via Mar e ferrovia entre portos

Com 32 km de praias, cidade de SC “avança” em mapa de turismo

Sai licença para futuro parque em Joinville, com cinco etapas

Por que viaduto em SC passou a ser chamado de “maior mesa de sinuca do mundo”