Um caminhão elétrico foi testado em viagem de quase 500 km pela Vega, a unidade da ArcelorMittal em São Francisco do Sul. O veículo transportou bobinas de aço, com entregas em Araquari, São Bento do Sul e Araucária (PR). Foi o primeiro teste com caminhão 100% elétrico feito por empresa produtora de aço no País.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O teste, com traçado de 488 quilômetros, foi feito com apoio do Programa Logística Verde Brasil, criado pelo Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável, do qual a produtora de aço faz parte.  O veículo foi um caminhão a diesel convertido para elétrico. “O teste é um desdobramento da estratégia de descarbonização da empresa, que já conta com práticas sustentáveis de transporte como a otimização dos caminhões nas rotas e o uso de meios de transporte alternativos”, afirma o diretor de planejamento e logística da empresa, Eduardo Raya, conforme informado pela assessoria.

Na avaliação do teste, foi apontado que o caminhão elétrico tem as mesmas condições de dirigibilidade, segurança e facilidade na operação. “O próximo passo para evoluir na descarbonização é avaliar alternativas e rotas, junto com as transportadoras parceiras, para iniciar a substituição dos veículos a diesel por elétricos”, diz Marcelo Campos, gerente de logística da ArcelorMittal em São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville seleciona construtora para empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida

Estrada de acesso à praia com selo Bandeira Azul em SC terá novos passeios

Quais as principais reclamações na Ouvidoria de Joinville

Repasse do IPVA para Joinville cresce e chega perto de R$ 150 milhões

Disputa milionária sobre saneamento em Joinville se mantém há 18 anos

Rotatória em forma de gota começa a ser instalada neste mês em Joinville

Futuro pórtico de cidade de SC terá energia solar

Destaques do NSC Total