Após a seleção pelo PAC da proposta de Joinville de novo binário da zona Sul, com anúncio na sexta-feira, há outras etapas a serem realizadas até que as obras sejam iniciadas. Neste momento, não há estimativa oficial de quando será lançada a licitação – a maior possibilidade é de publicação do edital em 2026. A proposta da prefeitura tem custo de R$ 95,3 milhões para o binário entre as rus Florianópolis e Monsenhor Gercino.
Continua depois da publicidade
A próxima etapa será de exame mais detalhado das regras do empréstimo por meio do PAC. A modalidade de mobilidade é uma linha de financiamento, em condições especiais – assim como foi o pacote de obras contratado em 2015, também pelo PAC. Em paralelo, é preciso concluir os projetos e preparar o edital da licitação. São tarefas nas quais não há mais tempo suficiente para a conclusão em 2025.
A proposta é de requalificação semelhante à realizada nas ruas São Paulo e Albano Schmidt, com recape das ruas, melhorias nas calçadas e instalação de concreto nos locais de parada dos ônibus. As vias do binário terão corredor de ônibus. A proposta é de que a rua Monsenhor Gercino faça o sentido Centro-bairro, entre as ruas Santa Catarina e a Elpídio Lemos, perto do terminal de ônibus do Itaum. A rua Florianópolis fica com o sentido contrário, com mão única bairro-Centro entre as ruas Agulhas Negras e General Rondon.
Obra parada há mais de 14 anos em Joinville não deverá ser retomada em 2026
Perto de receber novo porto, cidade de SC teve crescimento de quase 150% em 15 anos
Continua depois da publicidade
Como Joinville reforça busca por mais investimentos em logística
Concessão de canal de porto em SC chega ao TCU; proposta prevê navios de até 400 metros
Volta das obras na ferrovia do viaduto “mesa de sinuca”, em SC, vai precisar de mais recursos



