Após a escolha de vencedor do leilão, nesta terça-feira, a futura parceria público-privada (PPP) da iluminação pública de Joinville ainda não tem prazo definido para ser iniciada porque depende de mais procedimentos. Como informado pela prefeitura, a etapa agora será de análise da documentação do consórcio vitorioso no leilão. Na sequência, será a vez da homologação e assinatura do contrato.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O município também vai precisar licitar a contratação do verificador independente, a empresa que fará a fiscalização e monitoramento da PPP. O contrato da parceria será por 22 anos, com pagamento inicial de R$ 1,5 milhão mensal, pela prefeitura, ao consórcio pela prestação dos serviços e investimentos.

A PPP deve entrar em vigor até o final do ano. O atual contrato de iluminação, apenas para a manutenção (principal serviço é a troca de lâmpadas), está em fase final, com várias prorrogações. Em abril do ano passado, a prefeitura lançou edital para novo contrato de manutenção, mas a licitação ainda não foi concluída – houve período de suspensão por determinação do Tribunal de Contas do Estado, após questionamentos.

A ampliação do parque de iluminação é feita de forma pontual, com licitações específicas (Ottokar Doerffel, Eixo Industrial, Vigorelli etc.). Não há serviço de instalação de LED em andamento. A futura PPP vai reunir todos os serviços de iluminação pública em um só contrato, além de prever novos investimentos.

Continua depois da publicidade

Na lista, estão a telegestão (acionamento ou desligamento em tempo real, além de detecção de lâmpadas queimadas via online, por exemplo), iluminação especial e de destaque em espaços públicos escolhidos, call center, entre uma série de outras ações.

Joinville tem plano para rua coberta “temporária”

Qual seria a função do viaduto “mesa de sinuca” em rodovia de SC; obra parou há mais de década

Por que Defensoria Pública contesta reajuste da tarifa da coleta do lixo em Joinville

Cidade de SC busca ajuda federal para construir ponte de quase 500 metros para desafogar rodovia

O que está previsto para a volta das obras de lote de duplicação no Norte de SC

Novo corredor de ônibus em Joinville tem liberação temporária para outros veículos

Vias marginais da BR-101 no “limbo” motivam pedido em Joinville