Tema em análise pela prefeitura de Joinville, a realização de obras em vias públicas à noite e nos finais de semana nos locais de maior movimentação pode se transformar em lei. O projeto apresentado pelo vereador Ednaldo Marcos, o Nado (Pros), quer impor a obrigatoriedade de horários em obras de pavimentação da prefeitura, incluindo recapeamento, e de sinalização. A proposta começou a tramitar nesta semana na Câmara.
Continua depois da publicidade
> Projeto em Joinville quer obrigar agressores de animais a ressarcir custo com tratamento
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A proposta do vereador Nado é para que as obras de pavimentação e sinalização só passam ser realizadas entre às 20h e 6h. Nos sábados, não teria permissão pela manhã e, aos domingos, não haveria restrição de horário. Os intervalos valeriam para as ruas da área central e as faixas viárias, as vias mais movimentadas dos bairros de Joinville. Há possibilidades de exceções, conforme o planejamento da prefeitura.
Os reparos emergenciais, como referentes aos vazamentos, por exemplo, não têm previsão de restrição de horário, ou seja, poderão ser feitos em qualquer momento. A instalação de rede de esgoto também está fora. Se a proposta for aprovada, as medidas serão válidas apenas para os futuros contratos. “Ao interditar vias de tráfego, calçadas e demais equipamentos públicos para a realização de obras durante o horário comercial, o poder público acaba interferindo negativamente no trânsito, gerando atraso na mobilidade das pessoas, com prejuízos financeiros e de qualidade de vida”, alega o vereador.
Continua depois da publicidade
A prefeitura de Joinville já vem estudando a possibilidade de realizar mais obras à noite. O serviço de manutenção do pavimento da rua Anita Garibaldi, por exemplo, foi realizado durante o período noturno, em acordo com a empresa contratada. A obra está sendo avaliada como projeto piloto para futuros contratos.
> O que motivou redução do “subsídio” do ônibus em Joinville
> Joinville tem plano para criar alameda de guarda-chuvas
> Defensoria faz recomendação em Joinville sobre regularização de imóveis
> Câmara de Joinville recebe projeto sobre cannabis medicinal