O contrato da perícia das obras de macrodrenagem do rio Mathias foi prorrogado novamente pela prefeitura de Joinville. O prazo foi prorrogado em quatro meses, com vencimento até o final de junho. A prorrogação anterior havia sido de dez meses. O contrato foi assinado em 2023, com valor inicial de R$ 2,3 milhões.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A perícia é considerada fundamental pelo governo Adriano Silva para definir quais providências serão tomadas em relação as obras de macrodrenagem, paradas desde 2020, após rescisão contratual, ainda no governo Udo Döhler. Os trabalhos de instalação de rede subterrânea de galerias e estação de bombeamento começaram em 2014, na administração municipal anterior, com previsão de conclusão em 2016.

No momento da paralisação, em torno de 70% do contrato para a redução de alagamentos na área central haviam sido executados. O atrasou ações judiciais do Ministério Público Federal e da própria prefeitura. Em 2021, a Câmara de Vereadores realizou CPI.

A perícia sobre a macrodrenagem do Mathias tem 12 perguntas principais a serem respondidas. Na lista, estão questionamentos se as obras atenderam ao projeto, se há necessidade de adequações, qual o custo para a conclusão da macrodrenagem, como deve ser feita a supervisão em caso de retomada, entre outros.

Continua depois da publicidade

Qual o traçado proposto para nova rodovia de 110 km em SC

Quais são as concorrentes para ave símbolo em Joinville; saiba como votar

Cidade litorânea de SC cria três áreas de preservação ambiental, inclusive em ilhas

Rodovia de SC recebe camada de 22 cm de concreto; execução chega a 85%

Quais os planos para o prédio mapeado para novo teatro em Joinville

Fechamento de canal em ilha de SC chega aos 90 anos ainda sem definição sobre futuro

Projeto quer liberar prédios mais altos em regiões de Joinville; confira mapa