Além de ultrapassar o adversário, na comparação com o resultado do primeiro turno, Adriano Silva (Novo) abriu vantagem na intenção de voto neste segundo turno em Joinville, chegando a 54,8% em votos totais no levantamento do Paraná Pesquisas. Darci de Matos (PSD) aparece com 29,7%. 

Continua depois da publicidade

> Confira todos os números da pesquisa entre Adriano Silva e Darci de Matos

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

Em votos válidos, Adriano fica com 64,9% e Darci com 35,1%. A pesquisa, contratada pela NSC Comunicação, teve os dados coletados entre sexta e domingo, após, portanto, o reinício do horário eleitoral em TV e rádio. A votação do segundo turno será realizada no próximo domingo.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Continua depois da publicidade

No primeiro turno, Darci ficou com 25,35% e Adriano com 22,98% na votação. Na pesquisa, Darci consegue avançar dez pontos percentuais em votos válidos e Adriano salta em mais de quarenta pontos. Ou seja, o sprint de Adriano na reta final do primeiro turno, o que lhe garantiu a ultrapassagem sobre Fernando Krelling (MDB), se mantêm na arrancada do segundo turno. 

> Com defesa de “nova política”, Adriano avança na reta final e fica com vaga no 2º turno

Outra vantagem do candidato do Novo em relação ao oponente é a menor rejeição entre o eleitorado pesquisado, uma situação que tem correlação com a intenção de voto, principalmente em eleição em segundo turno.

O clima na eleição está mais quente em relação ao morno primeiro turno, no qual o número recorde de candidatos a prefeito em Joinville, 15, enfraqueceu o interesse do eleitorado. Mas, ainda que o confronto esteja mais acirrado, principalmente nas redes sociais, não houve incidentes.

> Loetz: Perfis antagônicos vão disputar segundo turno em Joinville

Se a vantagem de Adriano se confirmar nas urnas no domingo, será a segunda vez em seis eleições para prefeito de Joinville decididas no segundo turno em que houve uma virada em relação ao resultado da primeira votação. Em caso de vitória, Adriano também será o primeiro prefeito do Novo — o partido lançou 29 candidatos nesta eleição pelo País e somente em Joinville passou para o segundo turno.

Continua depois da publicidade

> Eleições em Joinville: Fernando Krelling agradece votação e cita “fardo”

> Como Udo Döhler avalia a derrota do MDB em Joinville na eleição de 2020

Destaques do NSC Total