A proposta de nova lei para a Águas de Joinville mantém a prefeitura como principal controladora, mas traz diferentes possibilidades de participação de investidores privados, sejam empresas ou pessoas físicas. A legislação de criação da companhia, de 2004, permitia e presença de acionistas privados – que chegaram a ter 0,1% do capital da empresa – afinal, se tratava de sociedade de economia mista. No entanto, em 2019, as ações foram resgatadas, para a transformação da Águas em empresa pública. A matéria foi enviada à Câmara de Vereadores nesta semana, assim como a proposta para a implantação da PPP da Vertente Leste.
Continua depois da publicidade
Os mananciais de Joinville
O projeto de revisão da Águas propõe a revogação da atual lei de criação da companhia. Com isso, em caso de aprovação, cai a obrigação de que a prefeitura tenha pelo menos 70% do controle da companhia. Pela proposta, o município tem de manter o controle, ou seja, 50% mais uma ação. Além de permitir a presença de investidores privados, desde que minoritários, a proposta abre a possibilidade de emissão de títulos para captação de recursos.
O objetivo das mudanças é deixar a companhia preparada para receber os recursos no futuro, mas não há encaminhamentos nesse sentido no momento. O projeto de lei propõe ainda que a permissão para a Águas de Joinville criar subsidiárias integrais ou coligadas e joint ventures, com o objetivo de atrair investimentos. A companhia também poderá atuar em mais municípios.
SC discorda de fatiamento da Malha Sul e vai insistir na volta de trens em ferrovias sem uso
Com comparação, Fiesc quer mais recursos para obras em rodovias federais em 2026
Continua depois da publicidade
Por que prefeitura de Joinville busca doação de prédio sem uso no Centro
Maior manancial de Joinville tem avaliação de pontos de “backup” para captação
Cidade do Litoral de SC que dobrou população em 15 anos terá primeiro prédio de maior porte
Águas de Joinville busca aval para atuação em outras cidades
Nova duplicação em Joinville tem chance de começar em outubro












