Em três dias, chuva em SC atinge volumes esperados para todo o mês de janeiro

Chuvas intensas causaram estragos em cidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense. Defesa Civil mantém alerta para risco de deslizamentos e alagamentos

Compartilhe:

Em Timbó, no Vale, choveu 177 milímetros nas últimas 72 horas (Foto: Patrick Rodrigues, NSC Total)

A chuva registrada nos últimos três dias atingiu o volume médio que era esperado para todo o mês de janeiro em cidades de Santa Catarina. Foram registrados estragos, com alagamentos e deslizamentos, sobretudo em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense. No Vale, o aumento do nível de rios deixou municípios em estado de ateção. Nesta sexta-feira (22), o Estado segue com alerta para risco de novos alagamentos e deslizamentos, já que a previsão aponta que a chuva deve continuar.

Continua após a publicidade

> Chuvas em SC: forças-tarefas monitoram situação e mantêm alerta

Segundo dados da Defesa Civil estadual, as cidades com maior acumulado de chuva nas últimas 72 horas foram Pomerode (198 mm) e Benedito Novo (188 mm), no Vale do Itajaí; Garuva (179 mm), no Norte; Timbó (177 mm), também no Vale; e Garopaba (173 mm), no Litoral Sul catarinense.

Continua após a publicidade

Outras cidades que registram volumes expressivos de chuva nos últimos três dias foram Papanduva (167 mm), no Norte, Florianópolis (166 mm), Bombinhas (163 mm), no Vale, e Schroeder (158,8 mm) e Barra Velha (150 mm), também no Norte.

De acordo com a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo em Santa Catarina, a média de chuva esperada para janeiro era entre 150 mm e 190 mm para a maioria das regiões do Estado, podendo chegar a um volume entre 200 e 250 milímetros na Grande Florianópolis e no Litoral Norte.

> Chuva causa deslizamentos e deixa cidades do Norte de SC em estado de alerta

As chuvas intensas registradas nesta semana são atribuídas a uma área de baixa pressão e ao intenso transporte de umidade para o continente.

Continua após a publicidade

Alerta para risco de alagamentos e deslizamentos segue até sábado

Tanto a Epagri/Ciram quanto a Defesa Civil reforçaram nesta sexta-feira (22) o alerta para as chuvas intensas em Santa Catarina e para o risco de deslizamentos, alagamentos e enxurradas.

> Defesa Civil de Florianópolis segue em alerta para risco de novos alagamentos

Continua após a publicidade

Conforme a Epagri/Ciram, chuva persistente deve seguir ao longo desta sexta do Planalto ao Litoral, especialmente no Litoral, Médio e Baixo Vale do Itajaí.

Já a Defesa Civil estende o alerta para até o fim deste sábado (23), quando a chuva deve diminuir, mas os riscos de deslizamentos continuam, por conta dos acumulados de chuva dos últimos dias.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos das chuvas em SC:

Leia também

> Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra

> Veja como receber alertas de temporal da Defesa Civil de SC e evitar notícias falsas