nsc
    an

    Educação

    Aulas presenciais em Joinville: como está o plano de retomada das universidades

    Maioria das instituições ainda não tem previsão para retornar às salas de aula

    09/10/2020 - 16h08

    Compartilhe

    Hassan
    Por Hassan Farias
    Univille ainda não tem previsão para retomar das aulas teóricas de forma presencial
    Univille ainda não tem previsão para retomar das aulas teóricas de forma presencial
    (Foto: )

    Quase sete meses depois do início da pandemia, a maioria dos estudantes de universidades e faculdades de Joinville continuam tendo aulas online no formato remoto. Algumas já retomaram as atividades práticas e estágios e apenas uma voltou com as aulas teóricas na modalidade presencial. O AN entrou em contato com as instituições para saber como está o plano de retomada de cada unidade.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    O retorno presencial do ensino infantil, fundamental, médio e técnico foi liberado pelo governo do Estado para outubro, dependendo da avaliação de risco da matriz da Secretaria de Estado da Saúde. No entanto, a volta das aulas presenciais do ensino superior já está autorizada pela portaria 447, de 29 de junho, também condicionada à matriz.

    O documento estadual aponta que as instituições de ensino superior e pós-graduação poderão retomar as aulas presenciais com 30% da capacidade nas regiões com risco "grave". Regiões em nível "alto" podem retomar com 50%, enquanto as que apresentam risco "moderado" podem voltar com a capacidade total da instituição.

    > Joinville define calendário de volta às aulas presenciais; entenda como vai funcionar

    Joinville se manteve em nível "gravíssimo" até setembro, o que impedia o retorno das aulas presenciais no ensino superior. Com a mudança de status da região Nordeste para "grave" em 24 de setembro, as universidades e faculdades já podem retornar dentro da capacidade estabelecida na portaria.

    No entanto, apenas a Católica já deu reinício às aulas teóricas dentro das salas de aula, respeitando as regras das autoridades sanitárias. Por outro lado, quatro instituições já afirmaram que não retomarão as aulas presenciais em 2020. A UFSC também indicou que não deve retornar enquanto não houver vacina ou algum medicamento eficaz para o coronavírus.

    > Para recuar na matriz já na próxima semana, Joinville precisa buscar redução inédita na pontuação

    Confira a situação de cada instituição:

    Católica

    A Católica retomou as aulas teóricas presenciais no último dia 1° com 30% da capacidade. Os acadêmicos que preferiram retornar para as salas de aula nas dependências da instituição com a presença do professor puderam voltar respeitando o protocolo de biossegurança elaborado conforme as determinações das entidades reguladoras e normas governamentais. Entre as regras estão a limpeza de calçados em tapete sanitizante, aplicação de álcool em gel nas mãos, aferição de temperatura e uso de máscara.

    Para quem preferiu se manter apenas com as aulas online, os conteúdos são transmitidos ao vivo das salas de forma síncrona, nos horários das aulas. Estudantes com dificuldades de acesso à tecnologia ainda podem emprestar computadores, pranchetas de desenho e roteadores de internet com plano custeado pela instituição.

    Faculdade Guilherme Guimbala

    A Faculdade Guilherme Guimbala vai manter as aulas teóricas no formato remoto até o fim do ano. Caso a pandemia melhorar e atingir um nível mais baixo, a instituição poderá reavaliar a decisão. As disciplinas práticas e os estágios estão sendo realizados de forma presencial, atendendo às medidas de segurança.

    > Em novo decreto, Joinville terá “novidade” no setor de alimentação

    Faculdade Ielusc

    A Faculdade Ielusc não tem previsão para o retorno das atividades em modelo híbrido. A instituição aguarda por condições epidemiológicas seguras aos estudantes e aos professores. Quando essas condições se estabelecerem iniciará o modelo híbrido. Por enquanto, as aulas continuam em modelo remoto.

    IFSC

    O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) já decidiu que não retomará as aulas presenciais em 2020. A instituição ainda avaliária a retomada para o próximo ano letivo, em 2021.

    > Novo decreto de Joinville traz mais uma regra sobre distanciamento

    Sustentare

    A Sustentare - Escola de Negócios permanece com aulas no formato remoto. A instituição afirmou estar preparada para a retomada do modelo presencial, com a devida liberação das autoridades legais. Alguns módulos já estão reprogramados para 2021 e a instituição conversa com professores e alunos que são dos grupos de risco para avaliar o retorno presencial.

    Udesc

    A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) não tem indicativos de que voltará com atividades presenciais em 2020. A instituição afirmou que houve a adaptação e um grande esforço da universidade e estudantes para viabilização da aula online. Como muitos alunos não são de Joinville e deixaram as moradias para retornar para as cidades de origem, a Udesc entende que seria complicado retornar agora para em dezembro prar novamente. Dependendo das condições sanitárias, em fevereiro haverá uma perspectiva melhor de retomada das atividades de forma gradativa.

    > Eleições 2020: candidatos a prefeito de Joinville apresentam propostas para a saúde

    UFSC

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) não trabalha com a possibilidade de retorno das aulas presenciais em 2020. Em entrevista ao Diário Catarinense, o reitor Ubaldo César Balthazar já afirmou que a modalidade não será retomada enquanto não houver uma vacina ou medicamento confiável que acabe ou controle a pandemia do coronavírus.

    Unisociesc

    A Unisociesc afirmou que está preparada para o retorno, com todos os aparatos de segurança, mas aguardam uma nova publicação estadual ou municipal com diretrizes para a retomada das aulas presenciais. Enquanto isso, será mantido o modelo remoto com aulas online A universidade também adquiriu câmeras para instalar nas salas e permitir que os alunos do grupo de risco ou que optarem em não voltar de forma presencial possam acompanhar as disciplinas ao vivo pela internet. Também estão sendo realizadas as aulas práticas essenciais, respeitando às medidas de segurança.

    Univille

    A Univille mantém as aulas teóricas no modo remoto, pela internet, e não tem previsão para a retomada. As demais aulas práticas e estágios já estão sendo retomados de forma gradual.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Educação

    Colunistas