nsc
hora_de_sc

Polêmica

Britney Spears rompe o silêncio sobre a tutela do pai: entenda o movimento #FreeBritney

Saiba o que é e como surgiu o #FreeBritney, que ganhou força após a audiência da cantora nesta semana

24/06/2021 - 09h56

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Britney Spears
Depois de anos de silêncio, Britney Spears finalmente se pronunciou a respeito da tutela legal de seu pai
(Foto: )

O movimento #FreeBritney voltou a ser um dos assuntos mais comentados das redes sociais nesta semana - isso porque, depois de anos de silêncio, Britney Spears finalmente se pronunciou a respeito do tema: a cantora participou de uma audiência nesta quarta-feira (23), em que falou, por telefone, sobre a ação que move contra seu próprio pai, James Spears. James é o principal tutor de Britney desde 2008.

Britney pediu que a audiência fosse aberta ao público.

- Deve ser uma audiência pública, e eles devem ouvir e ouvir o que tenho a dizer - argumentou, antes de contar que há tempos se sente "escravizada" pelo pai. - Estou com tanta raiva que não consigo dormir, e estou deprimida. - afirmou, de acordo com informações do New York Daily News e do Entertainment Tonight. - Eu quero ser ouvida. Eu quero mudanças.

Mas, se você não está entendendo nada do que está acontecendo, não se preocupe - listamos abaixo tudo sobre a situação legal de Britney Spears, explicamos por que o pai da cantora é seu tutor legal, e o que é o movimento #FreeBritney. Confira.

O que é a tutela legal?

Quando uma pessoa é considerada incapaz de cuidar de si mesma, alguém (um familiar, por exemplo) pode solicitar na Justiça o controle sobre a vida da pessoa. A tutela legal geralmente é reservada a casos de pessoas muito idosas, com necessidades especiais, ou muito doentes, por exemplo. No caso de Britney, James Spears pode negociar oportunidades de trabalho para a filha, vender suas propriedades e mesmo autorizar ou proibir que ela receba determinadas visitas. As compras que a cantora faz também precisam ser registradas em um relatório anual.

> O que é "cringe"? Entenda a briga entre Millennials e Geração Z

Alguns dos argumentos a favor da tutela de Britney citam abuso de substâncias e uma doença não revelada, mas os fãs protestam, dizendo que a cantora de 39 anos é uma adulta perfeitamente capaz de tomar decisões sobre a própria vida.

Por que o pai de Britney Spears tem a tutela legal da cantora?

2007 foi um ano caótico para Britney Spears: ela se divorciou de Kevin Federline, esteve em um centro de reabilitação, raspou o cabelo, e, em certa ocasião, ao ser perseguida por fotógrafos, atacou o carro de um deles - as fotos viralizaram e botaram ainda mais lenha na fogueira. A artista perdeu a custódia dos dois filhos e foi colocada em tratamento psiquiátrico. Em 2008, James Spears pediu ao Tribunal Superior do Condado de Los Angeles uma "tutela temporária", como medida de emergência - mas a tutela logo se tornou permanente.

Em 2007, ao ser perseguida por fotógrafos, Britney Spears atacou o carro de um deles
Em 2007, ao ser perseguida por fotógrafos, Britney Spears atacou o carro de um deles
(Foto: )

Quando o FreeBritney começou?

Ainda em 2008, uma gravação obtida pela revista Rolling Stone já mostrava Briney insatisfeita com a tutela: "Basicamente, só quero a minha vida de volta", ela diz. "Quero poder dirigir o meu carro. Quero poder morar em minha casa sozinha. Quero poder escolher o meu segurança." No documentário Britney: For the Record (2008), ela fala: "Nunca quis me tornar uma prisioneira. Eu sempre me quis sentir livre."

> Luca: veja 6 curiosidades sobre o novo filme da Pixar no Disney+

Mesmo assim, o movimento #FreeBritney começou com ares de teoria da conspiração, com fãs procurando "pistas" deixadas pela cantora em letras de músicas e posts nas redes sociais, por exemplo. Em 2009, o fansite Breathe Heavy começou uma campanha com o mesmo nome, criticando as restrições da tutela. Na época, Jordan Miller, criador do site, tornou-se uma das vozes do movimento; e afirmou publicamente que chegou a receber uma ligação da James Spears ameaçando-o caso a campanha não fosse tirada do ar.

> Seis filmes para entender Loki, série da Marvel que estreia no Disney+

O #FreeBritney voltou a chamar atenção em 2019, quando a artista entrou em um hiato do trabalho e sumiu das redes sociais por quase três meses. A mãe de Britney Spears, Lynne Spears, também deu like em algumas publicações sobre a campanha #FreeBritney, o que fez os fãs ficarem ainda mais confiantes de que a tutela é prejudicial à cantora. Em 2020, uma petição online pedindo que Britney seja liberada da tutela arrecadou mais de 200 mil assinaturas. Atualmente, a tutela de Britney Spears está com Jodi Montgomery, uma de suas assistentes pessoais; já que o pai da artista passou por problemas de saúde em 2019.

O que Britney disse na audiência?

Na audiência desta semana, Britney Spears pediu o fim de sua tutela legal.

- Eu só quero minha vida de volta - repetiu. - Já se passaram 13 anos. É o suficiente e não faz sentido algum. Eu quero processar minha família, para ser totalmente. Realmente acredito que essa tutela é abusiva.

Como exemplo, Britney citou que deseja ter mais filhos; mas que é proibida pela tutela, e obrigada a usar um DIU.

> Põe na Lista: entrevista com Ivan Mizanzuk, criador de O Caso Evandro

- Eu tenho um DIU em meu corpo agora que não me deixa ter um bebê, e não me deixam ir ao médico para retirá-lo - afirmou. - Eu quero poder me casar e ter mais um filho. Me disseram com a tutela que eu não era capaz de me casar e ter um filho.

O documentário Framing Britney Spears

Em fevereiro de 2021, o The New York Times lançou o documentário Framing Britney Spears: a Vida de Uma Estrela, que está disponível no Globoplay: no filme, a situação legal da cantora e o movimento FreeBritney são os principais focos. A produção voltou a chamar atenção para o tema. Posts com a hashtag #FreeBritney foram publicados celebridades como Sarah Jessica Parker, Miley Cyrus e Justin Timberlake. Timberlake, inclusive, é ex-namorado de Britney, e se desculpou publicamente pelo comportamento tóxico que teve em relação à artista após o fim do namoro.

> Resumo de Invocação do Mal: entenda a história e as conexões entre os filmes

O documentário sobre Britney Spears chegou a ser pauta entre os participantes e fãs do Big Brother Brasil deste ano: o filme foi exibido no Cinema do Líder, e despertou muitos debates entre os confinados. Caio virou meme na internet ao ficar indignado com o que assistiu.

- Muita gente não sabe da história e mete o pau - comentou o brother. - Culpam a menina. Mas a menina surta mesmo, ué. Imagina quanta coisa não tem por trás. Mostraram algumas coisas; imagina o que tem que não mostraram! Ela assinou a tutela, passaram oito dias e ela conseguiu ver os filhos. Deviam estar na cabeça dela "ou você assina ou não vai ver os filhos". Eu não sabia de nada disso. Estou envergonhado de não saber dessa situação. E as pessoas fazendo piada, zoando dela de cabeça raspada... Olha o que ela passou!

O que vai acontecer agora?

Britney Spears deve participar de mais uma audiência sobre sua tutela no dia 22 de julho. A análise da tutela, e a decisão de mantê-la ou não, deve ser feita no dia 22 de agosto.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> The Beatles: Get Back, série documental dirigida por Peter Jackson, estreia em novembro

Colunistas