Carlos Bolsonaro, pré-candidato ao Senado em Santa Catarina, atualizou o estado de saúde de Jair Bolsonaro após uma visita na Papudinha, onde o ex-presidente cumpre pena desde o dia 15 de janeiro. Em relato publicado nas redes sociais, no sábado (22), ele alega que o pai continua “soluçando intensamente”, e que sofreu de “uma crise severa de vômitos” ao longo da tarde de sexta-feira (21). (leia o relato completo abaixo)
Continua depois da publicidade
Na ocasião, Carlos também disse que encontrou e apertou a mão de Nikolas Ferreira (PL-MG) e Sanderson (PL-RS). Após a visita, inclusive, o gaúcho alega que o ex-presidente teria confirmado a dupla Carol de Toni e Carlos Bolsonaro na disputa ao Senado pelo PL em Santa Catarina. O fato não foi confirmado pelo filho de Bolsonaro, porém mencionado brevemente no relato deste sábado. (leia na íntegra abaixo)
“Deixo a Papuda após uma longa e atenta conversa com o Presidente Jair Bolsonaro. Nesta oportunidade, encontrei e apertei a mão do Nikolas Ferreira (MG) e do Sanderson (RS). Meu pai […] continua soluçando intensamente e, ontem, apresentou uma crise severa de vômitos ao longo da tarde”, escreveu Carlos no X, antigo Twitter.
Jair Bolsonaro cumpre a pena de 27 anos e três meses de prisão pela trama golpista no 19º Batalhão da Polícia Militar no Distrito Federal, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, conhecido como Papudinha, desde janeiro. Na prisão, segundo a família Bolsonaro, ele sofre com problemas de saúde, como crises de soluço, pressão alta e tonturas.
Como é a cela de Bolsonaro na Papudinha
Continua depois da publicidade
Bolsonaro confirmou Carlos e Carol de Toni ao Senado em SC
Carlos continua o relato dizendo que, mesmo com o quadro de saúde delicado, Bolsonaro teria pedido que o filho informasse que está “confeccionando, inicialmente, uma lista de pré-candidatos ao Senado, aos governos estaduais e a outras participações políticas igualmente relevantes”.
O fato foi confirmado pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), que visitou Bolsonaro neste sábado. Segundo o político, o ex-presidente deu a benção para a dupla Carol de Toni e Carlos Bolsonaro na disputa ao Senado pelo PL em Santa Catarina.
Carlos terminou o relato dizendo que Bolsonaro se mantém “focado, lúcido e construtivo”, e agradeceu as “energias emanadas” para o “bem-estar e para a preservação de sua saúde”. (leia na íntegra abaixo)
Entenda a polêmica sobre Carlos Bolsonaro em SC em 12 fotos
Continua depois da publicidade
Laudo constatou que Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha
A família e a defesa do ex-presidente insistem que Bolsonaro precisa de cuidados em casa devido à saúde. Contudo, um laudo elaborado por médicos da Polícia Federal (PF) aponta que Jair Bolsonaro tem quadro de saúde que demanda cuidados, mas que ele tem condições de permanecer preso na Papudinha. O ex-presidente foi transferido para o local no dia 15 de janeiro, após deixar a antiga prisão, na Superintendência da PF em Brasília.
Conforme o relatório médico, entre os cuidados que precisam ser observados, estão o controle rigoroso de pressão arterial, hidratação adequada, dieta fracionada, acesso a exames laboratoriais e de imagem periódicos, e uso contínuo de aparelho para o tratamento da apneia do sono e ronco (CPAP).
O laudo afirma que essas medidas são compatíveis com o ambiente carcerário em que Bolsonaro se encontra. Conforme os médicos, as comorbidades apresentadas por Bolsonaro “não ensejam, no momento, necessidade de transferência” para um hospital.


















