Das passarelas para as ruas e, finalmente, para o armário, as referências da moda mudam constantemente. Para o inverno de 2022, a Semana de Moda de Copenhague, por exemplo, trouxe tendências que remetem aos anos 90, com referências vintage americanas e influências boêmias retrô com um toque minimalista.
Continua depois da publicidade
> Após sucesso com roupas masculinas, empresa do Vale do Itajaí aposta em moda para elas
Suéteres de tricô, minissaias com meia-calça, roupas no estilo comfy, macias e protetoras, estiveram em destaque. Já a Semana de moda de Milão, que encerrou no dia 28 de fevereiro, mostrou até o momento destaque para peças em chiffon, jaqueta cropped, calças e macacões confortáveis.

Além disso, a companhia WGSN, que é referência em apontar tendências no mundo do design e da moda, mostrou que o ano de 2022 mantém o ritmo de crescimento nos esportes radicais, como surf e skate. Com a popularização dessas atividades, mais clientes optam por utilizar roupas esportivas em looks de suas rotinas.
Continua depois da publicidade
Cores do ano: do violeta à orquídea
Todos os anos, empresas que são referência em apontar tendências no mundo do design, arte e cultura de forma geral trazem suas escolhas e acabam por influenciar o mercado. Em 2022, o Pantone Color Instute escolheu o Very Peri como cor do ano, “com presença encorajadora que incenva a inovação e a criavidade”. O tom violeta azulado mistura a lealdade e a constância dos azuis com a energia e o entusiasmo dos vermelhos, ainda de acordo com a companhia.
Já a Flor da Orquídea, com tons de roxo e rosa, cor escolhida pela WGSN para 2022, mistura natureza com tecnologia – e um toque de otimismo, segundo a empresa. Atraente tanto na vida real quanto em disposivos digitais, o apelo é ser uma cor mais duradoura.
Conforto continua sendo trend
Essas inspirações estão presentes na marca catarinense Flammo, produzida pelo grupo UZ3 Indústria têxl. Segundo a estilista Fabiana Nazario, a coleção de outono/inverno 2022 vem com inspirações de uma nostalgia animada e divertida.
Em relação a tecidos, cores e estampas que devem ser destaque, a estilista ressalta o cirré como um dos destaques. As tendências vêm apontando muito para o couro fake, e a coleção visou aliar uma pegada urbana e comfy.
Continua depois da publicidade

Segundo Nazario, os tons terrosos connuam em destaque e com muita força neste inverno.
— Apostamos nas estampas motivadoras, passando ao consumidor final as mensagens de positividade, estampas com folhagens filetadas, estampas que remetem ao cuidado e ao carinho para com a natureza — completa.
Sobre a Flammo
A Flammo é a marca feminina produzida pela UZ3 Indústria têxtil, que também é responsável pela Colisão, voltada à moda masculina. Com sede em Indaial, a companhia possui mais de 20 anos de atuação no segmento têxtil e conta com unidade de confecção também no Paraná. A marca feminina Flammo foca na usabilidade, valorizando a pluralidade do público feminino, com diferentes estilos e corpos.
As peças da marca buscam ser versáteis, confortáveis e atuais, sem deixar de prestar atenção na qualidade dos produtos, todos com matéria-prima selecionada. Inovação e sustentabilidade são marcas registradas da companhia, atenta às novas tendências, cores, texturas e modelagens para as coleções desenvolvidas.
Continua depois da publicidade
Sobre a empresa UZ3
A empresa UZ3 iniciou as atividades em agosto de 1998 com a marca Colisão. Em 2021, lançou a Flammo, para vestir consumidores em todas as regiões do Brasil. Hoje, a companhia conta com mais de seis mil clientes, entre eles importantes varejistas. Os representantes da Flammo já estão com o mostruário desde o final de 2021 para apresentação aos lojistas. Nas lojas, a coleção chega a partir da primeira quinzena de março.
Acompanhe as novidades da Flammo em no Instagram.
Leia também
Como escolher a jaqueta masculina ideal para os dias mais gelados deste inverno
Queda de cabelo pós-Covid é um problema comum: saiba como tratar
Grande Florianópolis recebe projeto pioneiro de reciclagem para salões de beleza
Quiz: como está o seu planejamento financeiro?
5 dicas para alugar seu imóvel com rapidez e sem dor de cabeça