nsc
nsc

Saúde

Conheça alimentos que melhoram a saúde do pâncreas

A alimentação tem importante papel no bom funcionamento desse órgão

17/01/2022 - 13h59

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Alimentação influencia no  funcionamento do pâncreas
Alimentação influencia no funcionamento do pâncreas
(Foto: )

Pâncreas, rins e fígado são órgãos fundamentais para o bom funcionamento do corpo, mas a nossa alimentação tem um papel fundamental na saúde e função de cada um. Os alimentos que escolhemos podem prevenir doenças, melhorar o funcionamento ou desencadear problemas de saúde.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Pâncreas X alimentação

Uma das funções do pâncreas é produzir sucos digestivos e enzimas que auxiliam no processo de digestão. A alimentação errada pode deixá-lo preguiçoso e trazer muitos problemas. “Pode começar a criar uma série de alterações digestivas que irão, a longo prazo, prejudicar a absorção de nutrientes, podendo causar desnutrição e outras deficiências correlatas”, explica o nutrólogo Sandro Ferraz, pós-graduado em Nutrologia e medicina do esporte e especializado em emagrecimento e longevidade.

Ainda de acordo com o médico, para manter o pâncreas saudável é importante evitar fatores de estresse, cigarro e seguir uma dieta rica em fibras, verduras, legumes e frutas.

> Pâncreas: conheça a função e as doenças que atingem o órgão

Alimentos para a saúde do pâncreas

Veja a lista de alimentos e suas funções, indicada pelo nutrólogo Sandro Ferraz:

  • Cereais integrais

Fornecem vitaminas, minerais e proteínas úteis para a manutenção do processo metabólico, limitando os picos de açúcar e evitando desequilíbrios na produção de insulina, fatores que estressam o pâncreas.

  • Mirtilo, cerejas, uva vermelha

São fundamentais para o bom funcionamento do pâncreas, ajuda a curar lesões pancreáticas e hepáticas. Ajudam a proteger o pâncreas e auxilia na preservação da saúde das células pancreáticas.

  • Iogurtes

São essenciais na manutenção do sistema imunológico e digestivo, o que evita a sobrecarga do pâncreas.

> Atitudes que ajudam a reduzir o estresse e melhoram a saúde do coração

  • Água

O consumo de água diariamente é fundamental para manter os níveis de hidratação e para ajudar o organismo nos processos depurativos.

  • Aipo, alho e cebola

Ajudam a limpar o organismo. A cebola tem ação alcalinizante e o alho, antibiótica.

  • Alcachofras e orégano

Possuem ação antioxidante e ajudam a prevenir o câncer no pâncreas.

  • Canela

Tem ação termogênica, ajuda a reduzir a taxa de glicose no sangue e os níveis de hemoglobina glicosada. Auxilia na redução do colesterol LDL e na melhora o funcionamento do pâncreas.

> Ayurveda: conheça a prática medicinal milenar

  • Grãos

Feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha são ricos em proteínas e possuem baixo teor de gorduras saturadas. O excesso de gorduras saturadas na alimentação sobrecarrega o pâncreas.

  • Vegetais

Couve, repolho, brócolis, nabos, mostarda, entre outros, são ricos em nutrientes e ajuda a proteger a atividade pancreática.

Hábitos saudáveis

O nutrólogo recomenda beber chás de ervas depurativas. “Como tanchagem, alecrim, sálvia, cardo mariano, alcaçuz, anis-estrelado e chá-verde. O ideal é que você faça um processo depurativo durante 3 dias em cada mês, cuidando da sua alimentação, aumentando a ingestão de água pura”, recomenda o nutrólogo Sandro Ferraz. Ainda segundo o médico, também é importante retirar qualquer alimento de origem animal da alimentação, tomar sucos de frutas e chás de ervas e eliminar o consumo de álcool e cigarro.

*Por Matilde Freitas

Leia também

Diabetes: tipos, causas, prevenção e tratamentos

Reeducação alimentar: veja os benefícios e saiba como começar

O poder da alimentação no controle do colesterol

Colunistas