nsc
hora_de_sc

Celebração religiosa

Corpus Christi: conheça a origem da data

Entenda qual é a relação da data com a religião e o que são os tapetes feitos nas ruas

03/06/2021 - 04h00 - Atualizada em: 03/06/2021 - 08h01

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Tapetes utilizados para celebrar a data de Corpus Christi
Tapetes utilizados para celebrar a data de Corpus Christi
(Foto: )

Em junho é comemorada a data de Corpus Christi. Trata-se de uma comemoração típica da religião cristã. Além disso, a data cai sempre em uma quinta-feira. Em 2021, a celebração ocorre na quinta-feira (3).

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Como esse dia está se aproximando preparamos um conteúdo completo em relação a esse tema. Vamos destacar sobre o porquê a data comemorado em junho, em quais países ela é comemorada, a relação da data com a religião e informaremos sobre os motivos pelos quais trata-se de um ponto facultativo e não feriado.

O que é o Corpus Christi

Corpus Christi faz referência a uma expressão oriunda do latim e traduzindo para o nosso idioma significa “corpo de Cristo “. Trata-se, portanto, de uma homenagem à eucaristia.

Essa comemoração do catolicismo é feita com o objetivo de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo. O pão consumido representa o corpo de Jesus Cristo e o vinho simboliza o sangue de Cristo.

Vale destacar também que a eucaristia refere-se à Última Ceia que foi feita por Cristo e seus discípulos durante a semana santa. Naquele dia, foi feito o pedido de Cristo de consumir o pão e o vinho em sua memória.

Quando a data acontece

Não há muitos segredos em relação ao tema. A comemoração do Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois da Páscoa. Vale destacar que a data é celebrada em uma quinta-feira nisso ocorre pelo fato de a Última Ceia ter ocorrido em uma quinta-feira de acordo com a tradição cristã.

> Anticorpos da Covid: quanto tempo dura e o que já se sabe sobre

Desse modo, neste ano a comemoração de Corpus Christi já vai acontecer no dia 3 de junho, na próxima quinta-feira.

Por que a data é comemorada em junho

Destacamos anteriormente que a comemoração do Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. Como o feriado que simboliza a ressurreição de Cristo acontece em abril, o Corpus Christi tem que ocorrer no mês de junho, pois vai acontecer dois meses após a Páscoa.

> O que são as variantes do coronavírus e como elas impactam Santa Catarina

Países que comemoram Corpus Christi

O cristianismo é uma das religiões com mais adeptos no mundo. Desse modo, pessoas das mais diversas partes do planeta e de diferentes continentes seguem os preceitos cristãos.

Nesse contexto, a cultura de diversos países é influenciada pelo cristianismo. Por esse motivo, em várias nações a data será comemorada na próxima quinta-feira. Entre eles estão:

Portugal;

Timor-Leste;

Áustria;

França;

Bolívia;

Croácia;

Itália;

Liechtenstein.

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Entenda a relação de Corpus Christi com a religião

O Corpus Christi está diretamente relacionado com a religião cristã. Isso porque, a data faz referência a uma homenagem a eucaristia e relembra morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Traduzindo a expressão Corpus Christi para o nosso idioma significa corpo de Cristo. O pão consumido na Última Ceia representa o corpo e o vinho sangue de Jesus Cristo.

Por que é uma data religiosa?

Não há muitos segredos em relação a esse tema. O Corpus Christi é uma data religiosa porque faz referência a uma das comemorações cristãs no ano. Ela acontece 60 dias após a Páscoa e o objetivo desse dia é relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Por esse motivo, essa data é comemorada em diversos países pelos quais o cristianismo é a religião com mais adeptos em uma nação. Isso acontece também no Brasil, na qual esse dia é considerado um ponto facultativo, incluindo em Santa Catarina.

Desde quando Corpus Christi é celebrado

A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em setembro de 1264. Naquela oportunidade, o líder religioso publicou uma bula papal em relação ao tema denominada “Transiturus”,instituiu a comemoração e concedeu indulgências para as pessoas que você me avisa naquele dia.

No entanto, Urbano acabou falecendo no mês seguinte, o que retardou a adoção das celebrações. Por esse motivo, o Corpus Christi só passou a ser uma tradição cristã décadas depois quando a data foi reafirmada pelo Concílio de Viena em 1311.

> ​Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas​

Como o Corpus Christi é comemorado

Geralmente, o Corpus Christi é comemorado por meio de uma procissão e ela simboliza a caminhada do Povo de Deus em busca da Terra Prometida, localizada em Jerusalém, em Israel. Por esse motivo, costuma acontecer diversas procissões em cidades brasileiras e também ao costume de enfeitar as ruas com tapetes feitos de serragem colorida e outros materiais.

No entanto, neste ano as procissões não poderão ser feitas no Brasil em virtude da pandemia do Coronavirus. A medida é necessária para evitar aglomerações que poderiam favorecer a disseminação da pandemia no país e também ajudar no isolamento social.

O significado dos "tapetes" de Corpus Christi

Uma das principais tradições do Corpus Christi é atividade de produzir tapetes. Trata-se de uma influência portuguesa e eles representam símbolos e relembram diversas cenas da fé católica e cristã. Vale destacar ainda que os tapetes podem ser produzidos por meio de diversos materiais. Entre eles estão serragem, areia, borra de café etc.

Tapetes feitos para celebrar Corpus Christi em Chapecó, em 2019
Tapetes feitos para celebrar Corpus Christi em Chapecó, em 2019
(Foto: )

> Neve em Santa Catarina: quando acontece

Por que é ponto facultativo e não feriado?

Apesar de ser uma data comemorada em âmbito nacional, Corpus Christi não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Desse modo, como destacamos anteriormente, as empresas poderão ter a autonomia se vão continuar as suas atividades nesse dia ou não.

Nesse momento, é comum surgir a seguinte dúvida: por qual motivo Corpus Christi não é considerado um feriado nacional? Isso acontece apenas devido a uma questão legal, ou seja, não há uma lei prevendo esse feriado. Por esse motivo, a data é um ponto facultativo.

Sobre esse tema é importante mencionar que há uma norma que prevê todos os feriados nacionais do nosso calendário. Trata-se da Lei nº 10.607/2002. Ela prevê que são feriados nacionais os seguintes dias:

1º de janeiro: ano novo;

21 de abril: Tiradentes;

1º de maio: Dia do Trabalho;

7 de setembro: Dia da Independência do Brasil;

12 de outubro: Dia da Nossa Senhora de Aparecida;

2 de novembro: Finados;

15 de novembro: Proclamação da República;

25 de dezembro: Natal.

> O que é o skate park, categoria que deve ter atletas de SC nas Olimpíadas 2020

O feriado foi antecipado em Santa Catarina?

No estado catarinense a data de Corpus Christi não foi antecipada. Desse modo, ela está confirmado para acontecer normalmente em 3 de junho, ou seja, na próxima quinta-feira.

Em quais estados o feriado foi antecipado?

Cada unidade federativa (estados e municípios) teve autonomia de decidir se vai antecipar feriados ou não. Nesse contexto, alguns deles foram antecipados inclusive o Corpus Christi.

Algumas regiões optaram pela medida com o objetivo de evitar a disseminação da pandemia do Coronavírus em âmbito local. Entre alguns locais que adotaram a prática estão a cidade de São Paulo e o estado do Piauí.

Leia também

Olimpíadas 2021: veja quais são as modalidades

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Colunistas