Primeiro nível da educação básica, a Educação Infantil é uma das etapas mais importantes para a formação das crianças. Nessa idade, abaixo dos seis anos, elas começam a desenvolver autonomia e criam laços com os professores e colegas de classe. Cuidado e paciência fazem parte da rotina dos profissionais que atendem esse público tão jovem, que ainda está começando a formar a personalidade, os gostos e interesses. Um atendimento humanizado e especial é essencial nessa fase.

Continua depois da publicidade

> Como fazer cupcake de beterraba; veja a receita

Karina de Oliveira de Braga, gestora da Educação Infantil do Colégio Positivo, em Joinville, acredita que investir em uma educação de qualidade já nos primeiros anos de vida envolve ter muito carinho, qualidade e um espaço preparado para recebê-los, com materiais pedagógicos sensoriais que aprimoram as habilidades das crianças.

— Aqui na Educação Infantil, trabalhamos com um projeto chamado Formação Humana, um projeto pedagógico que atinge resultados e trabalha valores, o que é certo, o que é errado, de uma forma muito criativa para os pais e professores — conta.

Com o projeto, as crianças pesquisam e envolvem as famílias com tarefas enviadas para casa, argumentam, trazem curiosidades e têm toda abertura para exposição de ideias.

Continua depois da publicidade

— O acolhimento na Educação Infantil é único. Então, buscamos ter um olhar individual para cada criança, respeitando suas particularidades, desejos, gostos, sempre de maneira muito carinhosa e conhecendo com propriedade quais são os gostos dos nossos alunos — detalha a gestora.

> É possível aprender inglês de forma natural na escola?

O acolhimento vai desde a adaptação na chegada da escola até o fato de o aluno ir à sala de aula de forma independente. A professora respeita o tempo da criança, para que ela se sinta bem e segura na escola. Rubia Tomazi, mãe de gêmeos, escolheu o colégio para os filhos de cinco anos. Henrique, que é PcD – Pessoa com Deficiência – estuda no ensino regular. Bernardo estuda no bilíngue.

— Já estão no colégio há dois anos. Meu filho é PcD, então a gente vê um avanço muito grande no aprendizado dele e nos sentimos abraçados pela escola — reforça Tomazi.

Gisele Albino, mãe da Laura, de três anos, conta que a filha iniciou os estudos no colégio em 2019. Aliando aprendizado com diversão, contato com natureza e alimentação, o colégio foi o escolhido, principalmente por ter turno integral.

Continua depois da publicidade

— Essa fase para a gente é a mais importante, na qual é preciso ter confiança nos professores, na estrutura da escola. Sou suspeita de falar porque adoro. A parte de orientação também é muito boa, atuante, muito junto com os pais. Mesmo sendo uma escola grande, todos fazem questão de ter uma proximidade com a família e conhecer as necessidades das crianças — conta Albino.

No ano que vem, Laura vai para o ensino bilíngue, para ter contato com idiomas e culturas diferentes desde cedo.

Acolhimento especial

Na Educação Infantil do Colégio Positivo – Joinville, que recebe alunos a partir de 1 ano, as professoras conhecem todos os estudantes pelo nome, como se fosse uma escola pequena dentro de uma escola grande. Os benefícios: os alunos têm acolhimento e atenção especiais, tal como ocorre em escolas menores. Porém, podem usufruir de amplos espaços e participar de eventos grandes, que apenas uma escola maior proporciona.

> Antonieta de Barros, a defensora da educação na política e na literatura

O colégio recebe crianças a partir de um ano de idade e promove programas pedagógicos para desenvolver questões motoras, emocionais, de convivência social, sensoriais e cognitivas. Os jogos buscam aprimorar a comunicação e a socialização, além de compartilhar o raciocínio lógico e contribuir para a inteligência emocional. As histórias estimulam a imaginação e o contato com a leitura; enquanto as artes focam na sensibilidade estética, imaginação e criatividade. Entre as linguagens, também entra a pesquisa, que ajuda a descobrir as particularidades do mundo e desenvolver a curiosidade.

Continua depois da publicidade

Patrícia Menezes Barcelos Corrêa, diretora do Colégio Positivo – Joinville, afirma que, na Educação Infantil, os alunos são tratados com afeto e carinho pelos demais estudantes. Por serem menores são admirados e observados com carinho e muito cuidado.

— Para nós, o aluno é único. Cada qual com sua individualidade, personalidade e necessidade. Procuramos entender e ajudar para que o aluno esteja seguro e feliz, fazendo da Educação Infantil uma vivência inesquecível, recheada de momentos e experiências incríveis — completa a diretora.

Tem interesse no ensino bilíngue? Saiba mais sobre essa modalidade no Colégio Positivo.

Leia também

Ensino híbrido: entenda o que é, como surgiu e a metodologia usada​

Sete passos para estruturar a Redação do Enem