nsc
dc

Eleições

DC e CBN Diário entrevistam Eduardo Leite, governador do RS

Eduardo Leite chegou ao cargo de prefeito de Pelotas com 27 anos e de chefe do Executivo do estado gaúcho com 33

20/08/2021 - 10h00 - Atualizada em: 25/08/2021 - 10h38

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Eduardo Leite é um possível candidato das Eleições 2022 pelo PSDB
Eduardo Leite é um possível candidato das Eleições 2022 pelo PSDB
(Foto: )

As eleições presidenciais ocorrem só em outubro de 2022, mas, desde já, a corrida para chegar à chefia do Executivo brasileiro está acelerada. É nesse clima que a NSC continua a rodada de entrevistas com os presidenciáveis. Depois de entrevistar João Doria (PSDB), Lula (PT) e Mandetta (DEM), agora é a vez de Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Rio Grande de Sul.

Eduardo Leite nega ter feito campanha a Bolsonaro e critica presidente

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A entrevista estava marcada para segunda-feira (23) e precisou ser adiada pelo presidenciável para esta quarta-feira (25), às 10h, devido a um encontro com outros 23 governadores para debater, entre outros assuntos, a defesa da democracia. 

A transmissão ao vivo foi feita pelo Youtube do NSC Total e da CBN Diário, e pelo Facebook do Diário Catarinense. Também foi possível ouvir no 740 AM e no 91.3 FM na Grande Florianópolis a partir das 10h desta quarta. A entrevista é comandada pelos colunistas do NSC Total, Dagmara Spautz e Ânderson Silva, e pela jornalista da NSC TV e CBN Diário, Eveline Poncio.

Assista à entrevista de Eduardo Leite

Eduardo Leite, do PSDB, tem 36 anos, é bacherel em direito e fez mestrado em Gestão e Políticas Públicas. O governador do RS começou a carreira política trabalhando com os prefeitos de Pelotas, Bernardo de Souza (PMDB) e Fetter Júnior (PP). Em 2008, foi vereador da cidade e, em 2012, com 27 anos, chegou ao cargo de prefeito.

Em 2018, o político derrotou Ivo Sartori nas eleições para governador do RS e assumiu o Executivo do estado gaúcho com 33 anos. Durante o segundo turno, o tucano declarou seu voto a Jair Bolsonaro, mas em 2021 disse que cometeu um erro. Leite é o primeiro governador do Brasil assumidamente homossexual.

Faltam 14 meses para o primeiro turno das eleições de 2022. Habitualmente, os candidatos são definidos no começo do ano eleitoral. Em abril, é a data limite para a filiação partidária e em agosto é o prazo máximo para a seleção dos candidatos e início da campanha eleitoral.

> A mais de um ano das eleições, as opções estão sobre a mesa

A rodada de entrevistas do Diário Catarinense e da CBN DIário com os presidenciáveis já abrangeu João Doria, Lula, Mandetta e, agora, Eduardo Leite. A NSC tentará conversar com todos os pré-canditados à presidência em 2022, inclusive, com o atual presidente Jair Bolsonaro.

Leia também

Grande Florianópolis ganha mais 28 horários de ônibus

Deputado faz rodízio para que suplentes assumam na Alesc

Alargamento em BC fará faixa de areia mudar de cor

Colunistas