nsc
hora_de_sc

Nerd

Dia da toalha: entenda a comemoração que virou febre no mundo nerd

Sabia que o Dia da Toalha e o Dia do orgulho Nerd são comemorados no mesmo dia? Descubra a relação entre as duas datas e a importância delas para o público Geek

25/05/2021 - 07h08 - Atualizada em: 25/05/2021 - 07h09

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Dia da toalha é comemorado no mesmo dia do orgulho nerd
Dia da toalha é comemorado no mesmo dia do orgulho nerd
(Foto: )

O Dia da toalha e o Dia do orgulho Nerd são comemorados na mesma data. no dia 25 de maio, ambas as datas são comemoradas pela comunidade nerd. Esse dia é conhecido por esse público segmentado. No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem e não entendem o significado da data.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Pensando na importância desse tema, neste posto destacaremos o que é o Dia da Toalha e quando é comemorado, porque ele é comemorado no mesmo dia do orgulho Nerd, destacaremos qual é o objetivo da comemoração informaremos sobre o porque a data virou febre entre o público nerd. Continue com a gente.

O que é o Dia da Toalha

O Dia da Toalha é comemorado em 25 de maio e trata-se de uma homenagem ao Douglas Adams, o autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias. Trata-se de uma celebração mundial por parte da comunidade nerd. A data foi comemorada pela primeira vez em 2001. o início dessas comemorações não aconteceu por acaso, pois elas iniciaram duas semanas após a morte de Douglas Adams.

Em diversos anos a hashtag #TowelDay (dia da toalha, traduzindo para o nosso idioma) ganhou bastante destaque no Twitter. Diversos fãs e celebridades em várias partes do mundo publicaram hashtag falando sobre livros do Adams ou mesmo mostrando as toalhas.

> 10 filmes que fazem sucesso entre os nerds

O Manchester City, um dos principais clubes de futebol da Inglaterra, chegou a entrar na comemoração e compartilhou as diversas toalhas utilizadas pelos antigos goleiros do clube.

Por que Dia da Toalha

O Dia da Toalha, também conhecido como Towel Day, está relacionado há um importante nome da literatura nerd: o escritor Douglas Adams. Ele foi o autor de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”.

Adams faleceu em 11 de maio de 2001 e um grupo de fãs teve a ideia de homenageá-lo duas semanas após a sua morte. Desse modo, no dia 25 foi criado o Dia da Toalha.

> Relembre os personagens nerds mais queridos do cinema e da televisão

Nesse momento, é comum surgir a seguinte dúvida: por que Dia da Toalha? De acordo com o que é produzido pelo próprio Adams, a toalha é um dos objetos mais úteis para mochileiro interestelar. Vale destacar ainda que ela tem diversas utilidades. Entre elas estão fornecer suporte psicológico, ser utilizada em lutas, servir como agasalho, proteger contra substâncias tóxicas e também se enxugar obviamente.

Em 2001, diversos fãs do escritor resolveram sair às ruas com a toalha para lembrar a Adams e a tradição pegou em diversas partes do mundo. Inclusive até a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) fez homenagem em alusão ao Tower Day, no Twitter, para essa importante data comemorativa para o público nerd.

Trailer do filme

> Nova temporada de Fortnite terá avatar de Neymar

> Neymar desarquiva fotos ao lado de Bruna Marquezine e internautas reagem

O que é o Dia do orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd é uma data um pouco mais recente. Em 2006, um grupo de nerds espanhóis decidiu demonstrar que não há problema em ser a turma mais excluída do colégio pelo fato de ter gostos alternativos ou mesmo preferir coisas que ninguém curte.

A escolha desta data foi simbólica. No dia 25 de maio de 1977 estreava Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. E não é segredo para ninguém que a Guerra das Estrelas é um dos principais símbolos da cultura nerd.

> Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Por que é comemorado no mesmo Dia do orgulho Nerd

Realmente essas questões podem até gerar um pouco de dúvida, especialmente entre os indivíduos que não conhecem profundamente a cultura nerd e os costumes Geek. Nesse contexto, para explicar sobre os motivos pelos quais o Dia da Toalha é comemorado na mesma data que o Dia do orgulho Nerd, vamos retornar ao Dia do orgulho Nerd.

> Michael Jackson está vivo? Médium brasileira afirma que sim: "A volta dele será triunfal"

Destacamos anteriormente que essa data começou a ser comemorado em homenagem a estreia do quarto episódio de Star Wars e esse evento ocorreu justamente no dia 25 de maio, que também é o Dia da Toalha.

A partir de 2006, as duas comemorações passaram a acontecer de forma simultânea. Por esse motivo, têm surgido diversas homenagens para ambos os eventos. Essa escolha é até estratégica, pois o público que aprecia Guerra nas Estrelas e também os textos de Adams, como o Guia do Mochileiro das Galáxias, é bastante parecido.

> 9 praias de Florianópolis para conhecer a origem do nome

Nesse momento, o mercado enxergou uma grande oportunidade. Se há duas coisas distintas que falam sobre a mesma coisa, porque não unificá-las? Aproveitando a expansão dos filmes de heróis e o aumento do consumo deles, convencionou-se a chamar como Dia do orgulho Nerd. Desde então, ambas as datas passaram a ser comemoradas no mesmo dia.

Qual o objetivo da comemoração do Dia da Toalha

Destacamos anteriormente que Douglas Adams faleceu em 11 de maio de 2021 e a causa da morte foi devido a um problema cardíaco. Os fãs do escritor sentiram que precisavam homenageá- lo de alguma forma, mas inicialmente não surgiram nenhuma ideia.

Os fãs passaram a perceber que estavam demorando demais para agir. Desse modo, eles criaram o Towel Day com o objetivo de homenagear o autor na data mais próxima. Foi escolhida o dia 25 de Maio que representa duas semanas após o falecimento do Adams.

Inicialmente o dia até foi escolhido sem muito critério, no entanto, acabou ganhando força futuramente. Isso porque, foi em 25 de maio de 1977 que o filme Star Wars foi exibido pela primeira vez no cinemas.

> "WandaVision" é a grande vencedora do MTV Movie & TV Awards 2021

Posteriormente, em 2006, quando o Guerra nas Estrelas completou 29 anos os fãs perceberam que as datas batiam. Nesse contexto, a comunidade geek adotou o dia que foi tudo transformado em uma coisa só para as pessoas da Comunidade. Naquele momento nasceu o dia do orgulho nerd.

Desse modo, podemos dizer que o dia da toalha visa homenagear o escritor Douglas Adams e também reunir toda a comunidade nerd ou geek em diferentes partes do mundo. Trata-se de um evento que visa a valorização de todas as pessoas que fazem parte desse nicho na sociedade.

> Game para escolher profissão

Por que a comemoração virou febre entre o público nerd

Não é muito difícil explicar sobre os motivos pelos quais o dia da toalha virou uma febre especialmente entre as pessoas que fazem parte da comunidade nerd em diferentes partes do mundo.

O público Geek apreciava bastante e as obras de Douglas Adams e após o falecimento do escritor buscou-se formas de homenageá-lo. O Towel Day foi uma excelente oportunidade nesse contexto.

Posteriormente, observou-se que o dia 25 de Maio marcou também a estreia do filme Guerra das Estrelas nos cinemas. Nesse momento, a data ganhou ainda mais força, pois o filme Star Wars é um dos principais produtos culturais consumidos e apreciados pela comunidade Geek.

> Conheça a trama de House of Dragon, série derivada de Game of Thrones

Qual é a relação da data com “o guia dos mochileiros das galáxias”?

O dia da toalha está diretamente relacionado com a obra O Guia dos mochileiros das Galáxias de Douglas Adams. trata-se de uma das principais obras da literatura nerd, pois mistura elementos da ficção científica com questões humorísticas.

A relação é tão próxima que alguns elementos presentes na comemoração do Towel Day fazem referência direta ao Guia do Mochileiro das Galáxias. Entre alguns símbolos estão a própria toalha e também o número 42.

> Mexicana Andrea Meza vence o Miss Universo; brasileira Julia Gama fica em segundo lugar

Na história, o inglês Arthur Dent teve a sua casa demolida e ela deu lugar à uma construção e tudo isso aconteceu por causa da burocracia. Essa situação só poderia ser evitada, caso Dent tivesse ido, alguns meses antes, à prefeitura para pedir o cancelamento de uma obra que nunca foi notificada.

Por outro lado, ele nunca precisou dormir na rua e nem um dia, o que garantiu certo conforto ao personagem. Na sequência, uma raça alienígena prevê que o planeta Terra será demolido e uma construção será feita no lugar. Parece que em poucas páginas de livro o mundo acabaria.

> Quem são e o que fazem os geeks, os nerds modernos

No entanto, Arthur acaba sendo salvo. Isso porque, ele descobre que Ford Prefect, um dos seus melhores amigos, é uma alienígena que escrever para o livro Guia do Mochileiro das Galáxias.Nesse contexto, antes de sair do planeta a única coisa que o Arthur conseguiu pegar foi apenas uma toalha. Segundo o Ford, trata-se de uma das mais complexas ferramentas inventadas desde o Big Bang.

Como é possível perceber o Dia da Toalha é uma comemoração bastante relevante entre o público nerd. Inclusive, não é por acaso que essa data é comemorada juntamente com o Dia do orgulho Nerd. Trata-se de uma estratégia de reforçar a importância da data, especialmente entre as pessoas que fazem parte desse grupo. Por esse motivo, é muito importante conhecer sobre essa comemoração, pois é uma excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos culturais.

Leia também: 

20 melhores filmes de todos os tempos

Fique atento aos sintomas que indicam a inflamação da tatuagem

50 melhores filmes para assistir na Netflix

Sexta-feira 13: séries e filmes de terror para assistir

Colunistas