nsc
    hora_de_sc

    Dados

    Eleições 2020: candidatos da área da saúde crescem neste ano

    Crescimento de candidaturas da área cresceu quase 20% nestas eleições municipais em relação a 2016

    26/10/2020 - 08h14

    Compartilhe

    Por Agência Brasil
    Urna eletrônica
    Agricultor continua sendo a profissão com maioria dos pedidos de registro
    (Foto: )

    Em meio à pandemia de covid-19, os registros de candidatos da área de saúde aumentaram nas eleições municipais deste ano. Juntos, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas somam 12.202, aumento de quase 20% em relação a 2016. 

    Esse percentual ficou acima do crescimento de pedidos de registros de candidatura neste ano, que chegaram a 12%. Foram 555.395 no total, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    No caso dos médicos, são 2.728 neste ano, com crescimento de 8% em relação às eleições municipais anteriores (abaixo do crescimento total de registros). O aumento do número de técnicos de enfermagem é mais expressivo: 45%, com 4.675 candidatos neste ano. Os enfermeiros somam 3.906 candidatos, com expansão de 4,6% na comparação com 2016. Já o crescimento de fisioterapeutas ficou em 24,9%, com 893 nestas eleições.

    Além desses profissionais, há também crescimento dos candidatos de outras áreas da saúde, como os fonoaudiólogos. Eles são 87 neste ano, contra 58 em 2016, expansão de 50%.

    > Prefeito: descubra quais são as funções do cargo

    O cientista político Ricardo Costa de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), diz que apesar de haver a possibilidade de a pandemia ter estimulado essas candidaturas, já é tradição no Brasil ter candidatos da saúde. Ele diz que o contato com a população no trabalho, na área de saúde, facilita a projeção como político. “Tradicionalmente, há profissionais da saúde na política desde o século 19. Isso acontece até pelo trabalho que desenvolvem com a comunidade”, disse.

    Candidaturas de outras profissões

    Nos dados do TSE, parte dos candidatos não tem a profissão definida (quase 119 mil, 21,4% do total), estando classificada como “outras”. Entre as profissões definidas pelos candidatos ao fazer o pedido de registro, a maioria continua sendo de agricultores – 37.896, o que representa 6,8% do total. Apesar disso, o crescimento da candidatura de agricultores (5,7%) ficou abaixo da expansão total (12%), na comparação com 2016. Ou seja, eles perderam espaço para outras profissões nestas eleições.

    > Vereador: descubra quais são as funções do cargo

    Os servidores públicos municipais são 35.450, representando 6,4% do total. Na comparação com as eleições de 2016, eles tiveram crescimento de 10,7% na participação. Os empresários são 33.297, 6% do total, com aumento de 28,9% nos pedidos de registro de candidaturas em relação a 2016.

    Os comerciantes são 30.655, representando 5,5% do total, seguidos de vereadores (24.743), com 4,5% do total, e donas de casa (22.066, 3,9% do total).

    > Tire suas dúvidas sobre as urnas eletrônicas

    Eleições 2020: datas, como votar e horário

    As eleições municipais 2020 no Brasil estão marcadas para os dias 15 de novembro – data do primeiro turno – e para 29 de novembro – o segundo turno –. O calendário aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previa o primeiro turno em 4 de outubro, e o segundo, em 25 de outubro. Porém, as datas e os prazos do pleito precisaram ser adiados pela pandemia do novo coronavírus.

    > Eleições 2020 em SC: os candidatos a prefeito em 8 cidades catarinenses

    Com as mudanças impostas pela pandemia do novo coronavíruas, o horário da votação sofreu alterações. Para votar, os eleitores terão mais uma hora: o horário será das 7h às 17h, com horário preferencial para os idosos, das 7h às 10h.

    Para você ficar por dentro de todas as informações sobre a votação, preparamos um guia sobre as eleições municipais 2020 em Santa Catarina.

    O que muda nas eleições 2020?

    Além das mudanças pela pandemia do coronavírus, as eleições municipais de 2020 são marcadas por diversas mudanças. Entre elas, está a do fim das coligações partidárias para as eleições proporcionais e as alterações sobre horário do pleito. Confira todas as mudanças no resumo em vídeo com tudo sobre as Eleições 2020.

    Como saber onde votar?

    O eleitor pode consultar on-line o local de votação, através de ferramenta do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) e do aplicativo e-Título. A ferramenta permite consultar números do título de eleitor, zona eleitoral e endereço da seção de votação.

    Quem não tiver o número do documento, basta indicar o nome completo, data de nascimento e o nome da mãe. A ferramenta de consulta está disponível desde as eleições de 2014. Confira o passo a passo para consultar o local de votação.

    > SC tem recorde de candidaturas a prefeito e vereador nas Eleições 2020

    Como consultar o título de eleitor?

    No site do TSE, a pagina inicial traz a opção 'titulo eleitoral' na área 'serviço ao eleitor'. Para consultar, é preciso preencher o nome completo, o número do título ou o CPF. Nos outros campos, o nome da mãe e a data de nascimento do eleitor. Marcar a verificação e clicar em consultar.

    Com essa pesquisa, é possível conferir o domicílio eleitoral, ou seja, onde a pessoa está habilitada para votar. Zona, seção e local de votação, com endereço e telefone, são mostrados para que o votante relembre onde está registrado para votar. Acesse o passo a passo para consultar o título de eleitor e a situação eleitoral.

    Candidatos a vereador apostam em nomes esquisitos para ganhar votos

    As eleições deste ano em Santa Catarina terão nas disputas nomes importantes da política e do cenário internacional: Maduro, Donald Trump, Nixon e até Osama participarão do pleito e tentarão se tornar vereadores para o próximo mandato com diferentes partidos políticos.

    Entre os apelidos (no mínimo) curiosos utilizados por candidatos, estão desde funções exercidas, instituições e alcunhas “carinhosas” — até algumas que remetem a personagens como esses citados acima. Confira aqui a lista completa de nomes esquisitos dos candidatos a vereador em SC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas