nsc
nsc

Por dentro do EAD

Entenda a importância de um tutor nos cursos EAD

Tornar o ensino a distância mais dinâmico e atraente é uma das funções do tutor de EAD. Saiba quais são as outras.

07/04/2021 - 17h33 - Atualizada em: 13/04/2021 - 15h45

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
A importância de um tutor no EAD
A importância de um tutor no EAD
(Foto: )

Fazer uma faculdade é essencial para quem quer adquirir conhecimento, ampliar as habilidades, melhorar o currículo e, assim, se tornar mais competitivo no mercado de trabalho. No entanto, nem todas as pessoas podem ou querem assumir um compromisso diário de comparecer às aulas durante quatro ou cinco anos. Por isso, um curso a distância é uma excelente maneira de conciliar estudos e demais compromissos, como emprego e família.

>> EAD é pra mim? Organização e autogestão para quem pensa em um curso a distância

Os cursos EAD possuem grade curricular, metodologia e estrutura própria, planejada para tornar a experiência de aprendizado mais completa e agradável. Na Uniasselvi, esses investimentos incluem, além da mais moderna tecnologia e ferramentas pedagógicas diversificadas, tutores especializados em educação a distância comprometidos em manter os alunos engajados durante toda a jornada de aprendizagem. Estes tutores, além de capacitação para atuar na EAD, em sua grande maioria estão inseridos na realidade do mercado de trabalho local do estudante.

Em cada um dos mais de 700 polos – em todos os estados brasileiros - , a Uniasselvi conta com tutores exclusivos, responsáveis pelo acompanhamento das turmas desde o início até o fim do curso, em encontros semanais. São quatro encontros e três avaliações por disciplina. Para a instituição, esse é um importante diferencial, que permite e torna o processo de aprendizado em ambiente virtual mais dinâmico e interativo, permitindo um aprimoramento contínuo.

Afinal, qual o papel do tutor nos cursos EAD?

O tutor é uma figura fundamental na educação a distância. A EAD vem crescendo de modo bastante acelerado no país, e a pandemia contribui ainda mais para essa aceleração. Isso significa que, cumprindo uma de suas principais funções – a de democratizar e ampliar o acesso ao ensino superior – a EAD se tornou a modalidade escolhida por pessoas que se diferem quanto à faixa etária, região em que moram, inspirações pessoais e profissionais, nível de familiaridade com as tecnologias etc.

Desse modo, as turmas tendem a ser heterogêneas. Como o processo de aprendizagem também é diferente para cada pessoa, é preciso que haja uma figura que conheça os estudantes e que torne as relações mais humanas, entendendo as dificuldades da turma para que os ritmos de aprendizado sejam respeitados e que cada aluno alcance seu melhor rendimento intelectual.

>> Busca por cursos EAD cresce no Brasil; entenda por que essa modalidade de ensino vem ganhando adeptos

Se pensarmos um curso EAD como uma peça de teatro, temos os professores e os alunos no papel diretores e atores do aprendizado, e os tutores são os produtores dessa peça, ou seja, as pessoas que trabalham para que professores e alunos possam desempenhar seus papéis da melhor forma possível.

Nesse sentido, no que diz respeito ao dia a dia dos cursos, cabe ao tutor tirar dúvidas dos alunos sobre a metodologia, auxiliar em pesquisas, dar feedbacks de atividades, e apontar e corrigir possíveis problemas. Já sobre o processo de aprendizagem, ele deve oferecer meios e saber utilizar as ferramentas necessárias para transmitir conhecimentos necessários, saber explorar os recursos e funcionalidades da plataforma/ambiente de ensino virtual, conhecer as ferramentas pedagógicas disponíveis e estar atento às novidades e tendências da educação a distância.

Ao mesmo tempo em que atua no engajamento dos alunos e despertando o interesse de cada um pelos estudos, esse profissional está em contato com professores, coordenadores e equipe pedagógica. Por aplicar e corrigir trabalhos e provas, os tutores são capazes de propor atividades e conteúdo extra (paradidático) que desafiem os estudantes, respondam aos anseios individuais e coletivos e enriqueçam ainda mais a experiência EAD da Uniasselvi.

– Um tutor é um agente pedagógico determinante para o sucesso dos estudantes em cursos de EAD. Ele deve ter o conhecimento necessário para utilizar os recursos didáticos e as ferramentas tecnológicas disponíveis para criar um ambiente virtual de aprendizado estimulante e completo. O tutor é, de forma resumida, quem faz a ligação entre o aluno, o professor e o polo da instituição de ensino – explica Marcus Hübner, professor e tutor da Uniasselvi.

O tutor é responsável, também, por desenvolver ações educativas que potencializam as habilidades e os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes, ajudando na ampliação de repertório de leituras e de referências, estimulando o pensamento crítico, identificando as dificuldades e incentivando o desenvolvimento da autonomia e mantendo o aluno motivado durante todo o curso.

A Uniasselvi tem mais de 300 opções de cursos de graduação e pós-graduação EAD e conta com uma moderna infraestrutura de ensino e com tutores exclusivos, especializados em educação a distância.

Para ler mais sobre Ensino a Distancia, acesse o canal Por Dentro do EAD.

Leia também: 

Profissionais contam como o curso superior ajudou a mudar de carreira e alcançar o sucesso

As expectativas e os desafios do mercado de trabalho para o pós-pandemia Em tempos de crise, especialização é o caminho para aumentar a empregabilidade

Colunistas