nsc
nsc

As minas sem filtro

Envelhecimento: O tempo passa diferente para as mulheres?

Na estreia do podcast As minas sem filtro, o debate inicia refletindo o passar dos anos para as mulheres e como isso é visto na sociedade

18/03/2022 - 15h28 - Atualizada em: 11/04/2022 - 09h58

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
as minas sem filtro
Larissa Guerra, Fernanda Cunha e Duda Dalponte comandam o podcast As minas sem filtro
(Foto: )

Envelhecer faz parte da vida, independente de gênero, etnia, localidade. Mas a passagem do tempo para as mulheres envolve fatores que vão muito além da maturidade e da soma de experiência: interfere na autoestima, aumenta a pressão estética, pode afetar a qualidade de vida e, por vezes, impacta até mesmo o âmbito profissional. Porém, essa percepção é mais externa do que interna, como mostram alguns dados.

Uma pesquisa, feita pela Harvard Business Review, revela que a passagem do tempo afeta homens e mulheres de maneiras diferentes quando o assunto é autoestima — e, para elas, ter alguns anos a mais contribui muito para os índices de confiança. De acordo com o levantamento, mulheres tendem a ter menos autoestima e segurança que os homens até os 40 anos.

Com o passar do tempo, os níveis se equiparam, mas por volta dos 60, as mulheres superam os homens e alcançam o auge em confiança nelas mesmas. Para os homens, a autoestima aumenta 8,5 pontos percentuais entre os 25 e 61 anos, valor que é três vezes maior entre o público feminino (29 pontos). Dados como este indicam que a maturidade e a disciplina podem contribuir para quebrar barreiras e romper tabus relacionados à idade e os desafios estéticos.

Rompendo tabus com autocuidado

Para fortalecer os cuidados com saúde, qualidade de vida, e assim, melhorar a longevidade e fortalecer o amor próprio, as mulheres podem apostar na prática de exercícios físicos e com a suplementação.

Esse é um dos tópicos abordados no podcast “As minas sem filtro”, que estreou nesta quinta-feira, 17, discorrendo a respeito do tema envelhecimento. Com Fernanda Cunha, Larissa Guerra e Duda Dalponte no comando, o episódio trouxe também uma convidada especial, Gabriela C. Rodrigues. Ela é gerente da World Suplementos e destaca a importância de envelhecer bem e com saúde.

— Alimentação, sono e atividade física são os principais aliados para um bom envelhecimento e construção da autoestima. A suplementação entra como um complemento e ajuda muito. Lembrando sempre que o acompanhamento de um nutricionista, de um médico especializado, é necessário, já que existe entre as mulheres uma questão hormonal. Tudo isso auxilia na construção de um envelhecimento saudável — destaca Gabriela.

As minas sem filtro

Espaços em que mulheres podem conversar e serem de fato ouvidas sobre assuntos que realmente as interessam, sem tabus ou clichês, passaram a ser ferramentas fundamentais para a transformação social e a visibilidade feminina. Para possibilitar um ambiente de debate, desabafo, troca de ideias, e além disso, risadas e descontração sobre diversos temas é que nasceu o podcast “As minas sem filtro”.

— O podcast é uma forma de trazer conversas mais profundas sobre temas ligados ao universo feminino, mostrando também nossa versatilidade enquanto comunicadoras. A audiência pode esperar papos com convidadas inspiradoras, tudo com a leveza e o humor que é característica do Programa das Minas — comenta Larissa Guerra, comunicadora da ATL Blumenau e elenco fixo no podcast.

Aperta o play e confira o primeiro episódio:

Quem já acompanha o Programa das Minas, na rádio Atlântida, vai reconhecer as vozes que estão à frente deste projeto. Nesta temporada, quem comanda o podcast são as comunicadoras Fernanda Cunha, da ATL Floripa, Larissa Guerra, da ATL Blumenau, e Duda Dalponte, apresentadora do Globo Esporte em Santa Catarina.

— “As minas sem filtro” é uma ótima oportunidade para aprofundarmos temas interessantes de forma leve e descontraída, na medida certa. Personalidades diferentes, com opiniões diferentes, unidas para levantar debates e provocar reflexões para a galera que nos ouve! — complementa Fernanda.

podcas as minas sem filtro
Primeiro episódio do podcas As minas sem filtro trouxe Gabriela Rodrigues como convidada especial
(Foto: )

As “minas” invadiram as plataformas de streaming e o NSC Total, para trazer à tona temas que fazem parte da rotina das mulheres. Serão quatro episódios nesta primeira edição, cada um com um assunto diferente, lançados todas às quintas-feiras — e no primeiro ep, a temática é o envelhecimento e como as pressões sociais deste processo afetam as mulheres.

— Nesse primeiro episódio conversamos sobre os tabus do envelhecimento da mulher. É louco entender que, em pleno século XXI, nós ainda somos condicionadas a pensar nesse processo como uma coisa ruim. É um fato que vamos envelhecer. O caminho agora é tornar esse movimento prazeroso e libertador. Foi uma delícia trocar ideias com as minas sobre o tema — comenta Duda Dalponte.

O podcast “As Minas Sem Filtro” faz parte do projeto Dona de Si, promovido para celebrar o mês das mulheres. Em função disso, a escolha dos temas desta edição foi cuidadosamente pensada para promover debates relevantes, com críticas, opiniões, conversas boas e leves. Semanalmente, o conteúdo também ficará disponível em formato de vídeo no canal do YouTube da NSC Total.

Se interessou pelo assunto e quer acompanhar a conversa completa? Ouça agora o episódio de estreia do “As Minas Sem Filtro”.

O podcast “As Minas Sem Filtro” conta com o apoio da Unesc e da World Suplementos.

Ouça todos os episódios:

Episódio 1 - A melhor idade é qualquer idade

Episódio 2 - Sexcare e a redescoberta do prazer

Episódio 3 - Lugar de mulher é onde ela quiser

Episódio 4 - Donas da própria carreira

Leia também

Para onde viajar no Brasil? Confira dicas de roteiros culturais para fazer pelo país

Casa segura a um toque de distância: Confira as tecnologias que aliam praticidade e proteção

Exercícios na terceira idade são fundamentais para a prevenção de doenças

Colunistas