nsc
hora_de_sc

Cinema

FAM 2021 começa nesta quinta, com programação online e gratuita

Edição de 25 anos do Florianópolis Audiovisual Mercosul exibe 50 produções, de 12 países diferentes

23/09/2021 - 06h00

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Quem Precisa de Identidade?
Cena do filme catarinense convidado "Quem Precisa de Identidade?"
(Foto: )

A 25ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2021, um dos mais antigos do país, e com edições contínuas por um quarto de século, começa nesta quinta-feira (23) e segue até o próximo dia 29. A programação gratuita apresenta 50 filmes de 12 países, e 36 atividades, entre palestras, debates, e a quinta edição do evento de mercado audiovisual, o Encontro de Coprodução do Mercosul - ECM.

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Pelo segundo ano consecutivo, as atividades são totalmente online, com transmissões ao vivo a partir do estúdio montado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Florianópolis. Os filmes serão exibidos na plataforma de streaming InnSaei.tv. As palestras poderão ser acompanhadas pelo canal do festival no YouTube e pelo Facebook.

Todos os dias haverá também uma live ao meio-dia no Instagram, destacando a programação do dia e com a participação de convidados. Nos dias seguintes às exibições de filmes, os realizadores participam de um debate, às 19h, pelo YouTube.

> Circuito Catarinense de Quadrinhos anuncia quarta edição em Florianópolis

Serão oito mostras competitivas (Curtas, Curtas Catarinense, Infantojuvenil, Longas Documentário, Longas Ficção, Rally Universitário, Videocilpes e Work in Progress) e duas convidadas (Animação e um longa documentário convidado). Os filmes ficam 24 horas no ar, com um público de 300 pessoas por sessão, e podem ser assistidos em todos os países da América do Sul.

A programação inclui ainda o encontro "Rally Universitário: coprodução de raiz", com estudantes da América Latina que participaram das edições anteriores, produzindo um curta-metragem em 100 horas durante o festival. Por fim, a Maratona FAM 2021 é uma oportunidade para ver ou rever um filme específico, e começa no dia 29, às 18h. Os filmes que não tiveram 300 acessos voltam ao ar por 24 horas na Innsaei.tv.

A cerimônia de encerramento do FAM 2021 e entrega do Troféu Panvision aos filmes vencedores, na quarta (29), às 20h, será novamente feita ao vivo, do estúdio do IFSC.

> (A)Gentes do Riso voltam a atuar presencialmente no Hospital Infantil de Florianópolis

Primeiro dia

A programação desta quinta-feira abre com uma live no Instagram @famdetodos, às 12h. A abertura oficial, direto do estúdio no IFSC, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook do Festival, começa às 17h, com a participação do diretor-geral do festival, Antonio Celso dos Santos, do produtor Tiago Santos, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC Anacleto Angelo Ortigara, e apresentação de Alissa Azambuja.

A abertura é seguida de uma conversa sobre o tema da edição, Reflexão, com uma das principais produtoras do cinema brasileiro, Assunção Hernandes, da Raiz Distribuidora Audiovisual; com mais de 40 filmes na carreira, entre eles A Hora da Estrela, de Suzana Amaral. Participa também o ator argentino Jorge Román, que já esteve presente em diversos momentos no FAM, o último com o filme paraguaio Matar a un Muerto, exibido na edição de 2020.

> Tempo: filme relata contato com a morte e faz refletir sobre a pandemia

A partir das 18h estreiam as mostras Animação, Videoclipes e Curtas, seguidas do lançamento do filme catarinense convidado Quem Precisa de Identidade?, de Kátia Klock e Márcia Navai, que fala sobre racismo sofrido no Brasil por imigrantes e afrodescentes. Estreia também o primeiro filme da Mostra Longas, a ficção Matar a Pinochet, de Juan Ignacio Sabatini, sobre um epísódio real de tentativa de assassinato do ditador chileno por um grupo de jovens que representavam a resistência contra as atrocidades do regime militar.

Leia também:

> As 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos: Rolling Stone refaz famosa lista

> Catarinense Gustavo Bardim está na final do The Voice Kids

> Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anuncia pré-estreia nacional de Tarsilinha

Colunistas