nsc
dc

Tecnologia

Florianópolis recebe TDC Innovation, maior evento de desenvolvimento de softwares do país

Fundadora e host do The Developer's Conference, Yara Mascarenhas, conversou com a reportagem do Diário Catarinense

02/05/2022 - 11h27

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
TDC ocorre entre 1 e 3 de junho em Florianópolis
TDC ocorre entre 1 e 3 de junho em Florianópolis
(Foto: )

O TDC Innovation, evento focado no desenvolvimento do ecossistema de tecnologia brasileiro, ocorre entre 1 e 3 de junho em Florianópolis. Com o tema “Desafios para a criação do futuro Digital”, o The Developer's Conference será híbrido: profissionais de TI de todo o Brasil podem acompanhar de forma online quanto presencial, no Centro de Convenções CentroSul.

Receba notícias do DC via Telegram

A fundadora e host do evento, Yara Mascarenhas, conversou com a reportagem do Diário Catarinense sobre o futuro e principais desafios do mercado de TI e o papel importante que Santa Catarina tem desempenhado no desenvolvimento do ecossistema brasileiro. Confira a entrevista:

Quais os principais desafios para o futuro digital do Brasil?

Tem muitos desafios que são técnicos que vamos ter que superar. Desafios de infraestrutura, de migração para cloud computing, entender os benefícios e riscos de Inteligência Artificial, como estamos com os dados preparados para aproveitar todo o potencial da IA [...] Junto tem os desafios de segurança, de criptografia. Os riscos e impactos que a Lei Geral de Proteção de Dados traz para todos os negócios hoje.

Mas o que eu tenho sentido ao falar com centenas de empresas ao longo do ano é que o maior desafio são pessoas. Quais são as pessoas que estão no mercado, prontas e quais são as pessoas que estarão no mercado em 2025 [...]

Com o home office, a gente conseguiu ter uma expansão de contratação de pessoas no Brasil todo. Hoje empresas que estão situadas, por exemplo, em Santa Catarina, já estão trabalhando com gente de outros estados. Ao mesmo tempo, a gente entra numa competição com empresas do Brasil todo, que estão olhando pros nossos profissionais e querendo contratar.

> Startups de SC revelam os segredos para se tornarem milionárias em menos de 10 anos

Em Santa Catarina, estão sendo criadas várias iniciativas justamente para incentivar a formação de profissionais na área. Qual é a sua visão sobre esses projetos?

Eu vejo que as lideranças de Santa Catarina tiveram uma visão antecipada do problema de formação e ações de treinamento. Eu vi muitas ações de formação, de integração do governo com as empresas. Eu vejo Santa Catarina como um polo que conseguiu entender esse problema antes de muitos lugares no Brasil [...]

Foi realmente uma transformação de uma década que mudou totalmente a cara do estado. Como Florianópolis, da "Ilha da Magia" para a "Ilha da Inovação".

> Metaverso, óculos virtual e robôs: Acate Experience é o novo ponto turístico de Floripa

De que forma eventos como TDC podem ajudar a solucionar o problema de falta de profissionais e incentivar os que já estão no mercado?

A gente vê uma pressão muito grande no profissional de tecnologia, tendo pouco tempo para estudar e se capacitar. Eventos como o TDC tem alguns pontos importantes. Um ponto são as pausas de aprendizagem.

No TDC são 27 áreas de aprendizagem e elas estão todas separadas por trilha para maximizar o esforço da pessoa em uma determinada área e se conectar com pessoas que já têm experiência nesse assunto também.

A gente tem um tipo de profissional que vai saber um pouco de tudo, mas muitos profissionais e organizações precisam desse direcionamento claro, de qual sentido avançar [...] A aprendizagem, motivação e a conexão com pessoas que passam pela mesma realidade são os principais benefícios de eventos como o TDC.

Fundadora e host do TDC, Yara Mascarenhas
Fundadora e host do TDC, Yara Mascarenhas
(Foto: )

Sobre o TDC

O TDC é o maior evento relacionado ao desenvolvimento de software no Brasil conectando organizadores de meetups e eventos, palestrantes, empresas e patrocinadores em uma única plataforma.

Nesta edição serão 27 trilhas, segmentadas por assuntos como, Transformação Digital, API, Arquitetura JAVA, Agile e Agile Coaching, UX Design, Data Science, Inteligência Artificial, entre outros. Cada trilha é como um evento independente de um dia inteiro e organizado por especialistas no assunto.

O TDC Innovation acontece de 1 a 3 de junho em formato híbrido. O evento presencial será no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis. No total, a organização espera receber cerca de 15 mil pessoas.

Entenda como o 5G vai ajudar da transformação digital

Leia também

Cidades do Sul do Brasil lançam a Tech Road, rodovia da tecnologia

Florianópolis terá 5G até fim de julho, garantem operadoras

BRF usa drones no transporte entre granjas em Santa Catarina

Colunistas