nsc
hora_de_sc

Coronavírus

Florianópolis tem 166 profissionais de saúde afastados com Covid

Um centro de saúde foi fechado após surto de caso da doença na Capital

07/01/2022 - 10h03

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Centro de saúde da Agronômica foi fechado nesta sexta-feira (7) após surto de Covid-19
Centro de saúde da Agronômica foi fechado nesta sexta-feira (7) após surto de Covid-19
(Foto: )

Florianópolis tem 166 profissionais de saúde afastados por suspeita ou confirmação da Covid-19. A situação já afeta a rede de atendimento na Capital. Nesta sexta-feira (7), um centro de saúde foi fechado após 11 trabalhadores testarem positivo. 

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Diante dessa situação, a prefeitura anunciou que convocou 130 profissionais para atuar na rede de assistência do município. O chamado foi feito por meio de edital. Eles devem começar a atender na semana que vem, entre os dias 10 e 12 de janeiro. Se houver necessidade, a prefeitura pode buscar por mais trabalhadores.

A expectativa do município é de que o Ministério da Saúde altere o tempo de isolamento para cinco dias para pessoas assintomáticas e sete dias para quem teve sintomas. 

“Isto também deve ajudar para que os profissionais afastados retornem semana que vem”, informou a assessoria da secretaria de saúde do município. Ao todo, 2.730 profissionais da saúde atuam na Capital. 

Florianópolis lidera casos ativos 

Florianópolis é hoje a cidade de Santa Catarina com mais casos ativos de Covid-19. Segundo o Painel do Coronavírus, do NSC Total, a Capital tinha até quinta-feira (6) 2.518 ativos.

A Capital também registra longas filas no centro de testagem que fica no Centro. O local passou a funcionar no fim do ano passado e testa pessoas assintomáticas. As unidades de saúde que ficam nos bairros também registraram alta procura nos últimos dias.

A prefeitura prometeu ampliar a rede de testagem e atendimento aos doentes. Uma das ações aconteceu em Canasvieiras, no Norte. O Centro de Saúde, que fica ao lado da Unidade de Pronto Atendimento, passou a atender em conjunto com a UPA.

Leia também 

Principais festas de Carnaval de 2022 são canceladas em SC por surto de Covid-19

SC tem o maior número de casos ativos de Covid desde setembro

Florianópolis promete multa pesada a organizador do show de Gusttavo Lima, diz secretário

Colunistas