Um incêndio atinge uma área de vegetação na Baixada do Maciambú, no Sul de Palhoça, Grande Florianópolis, desde a tarde de sábado (2). O fogo segue na manhã deste domingo (3), conforme informações dos bombeiros militares.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Ainda não há detalhes sobre o tamanho da área atingida. Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), o local faz parte do Parque da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral de Santa Catarina.

— É uma área muito grande, e de acesso difícil — afirma o Capitão Izidoro, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O local fica no bairro Mar Aberto. Não há informações sobre quantos agentes atuam no combate às chamas, nem sobre a causa do fogo.

Incêndio atinge Parque da Serra do Tabuleiro e mobiliza bombeiros: "acesso difícil"
Bombeiros atuam no combate às chamas (Foto: CBMSC, divulgação)

Na manhã deste domingo, cerca de seis bombeiros atuam no combate às chamas, com duas viaturas. Diversas equipes fazem rodízio, inclusive com apoio da Polícia Militar Ambiental.

Continua depois da publicidade

Fogo assustou moradores

Kiko Ortiga, que mora próximo ao parque, conta que percebeu o fogo apenas à noite, quando viu as chamas pela sacada do apartamento. Ele conta que a fumaça do incêndio foi jogada em direção às casas pelo vento, dificultando até a respiração. O cheiro forte também chamou atenção. Assista:

Outros incêndios no parque

Em 2019, o parque sofreu com um grande incêndio que consumiu mais de mil hectares de área. O trabalho de combate, na época, atravessou a madrugada e durou dois dias, mobilizando cerca de 50 bombeiros.

Na época, a coordenação do parque apontou que o incêndio poderia ter sido causado por criminosos. A suspeita foi levantada pela quantidade de focos e pela rapidez com que as chamas se espalharam. A Polícia Militar Ambiental disse ainda, na época, que o local não tem incêndios acidentais, e as causas do fogo poderiam ser humanas, criminais ou acidentais.

Em abril deste ano, outro incêndio consumiu mais de 800 mil metros quadrados. Os bombeiros levaram cerca de 19 horas para combater as chamas.

Continua depois da publicidade

Imagens aéreas mostram danos após incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Parque da Serra do Tabuleiro

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação ambiental de proteção integral de Santa Catarina. São 84 mil hectares, que abrangem oito cidades: Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba, na Grande Florianópolis, e Imaruí, no Sul do Estado.

Leia mais

Queima de lixo é a causa da maioria dos incêndios florestais, afirma bombeiro de SC

Clima favorável para incêndios gera alerta no Parque da Serra do Tabuleiro

Destaques do NSC Total