Se você já guardou os casacos mais grossos de inverno, pode se preparar para tirá-los do guarda-roupas ainda em 2021. Isso porque o ar gelado deve voltar a Santa Catarina pelo menos duas vezes entre o final de agosto e o mês setembro, conforme a Epagri/Ciram, órgão estadual responsável pela previsão do tempo.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Embora não tão rígido quanto o da última vez, quando foram registradas temperaturas negativas e neve em pelo menos 28 cidades, o frio deve chegar novamente entre os dias 22 a 24 de agosto, depois de uma semana de calor no Estado.
Mesmo assim, segundo o meteorologista Clovis Correa, os termômetros poderão marcar perto de 0°C nas cidades serranas na próxima frente fria.
– Com certeza, o catarinense ainda tem que manter [o casaco] fora do guarda-roupa. Nós vamos ter um aquecimento gradativo até os dias 19 e 20 [de agosto], mas no dia 22 a temperatura cai – antecipa Correa.
Continua depois da publicidade
De acordo com o especialista, essa queda de temperaturas prevista para o mês, por enquanto, “não é significativa”. No entanto, em São Joaquim o termômetro pode indicar em torno de 4° e 5° no dia 24 de agosto, senão menos do que isso. A segunda onda de frio esperada para os próximos meses ainda não tem data prevista.
– Claro que há um aquecimento natural conforme os meses vão se aproximando do verão, mas dentro desses processos de oscilação de temperatura [que temos vivido] ainda há previsão de massa de ar frio chegando sobre a região – explica.
Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?
Meteorologista da NSC, Leandro Puchalski destaca que em anos em que ocorre o fenômeno La Niña, como 2021, as massas de ar frio avançam até mesmo durante a primavera, porém, não é possível afirmar quantas e quando ocorrem:
– Agosto e setembro é bem normal oscilar dias frios com quentes. Normalmente, setembro é mais quente, mas este ano como tem La Niña pode ainda ter a mesma caracterÍstica de oscilação que é mais [comum] em agosto. Teremos, então, outras massas de ar frio, mas pelo menos, por enquanto, nada tão forte quanto já tivemos.
Continua depois da publicidade
Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno
Veja imagens da última neve que caiu em SC:
Um dos invernos mais rigorosos
Apesar de não ser atípico, esclarece o meteorologista da Epagri/Ciram Clovis Correa, o inverno de 2021 tem sido um dos mais rigorosos já registrados no estado catarinense, especialmente dos últimos três anos. Conforme o especialista, o fenômeno La Niña favorece as chegadas de ar frio sobre a nossa região:
– Este tem sido um dos invernos mais rigoroso, ele não é atípico, mas tem característica de mais frio.
Veja dicas de como trafegar em caso de pista congelada
Leia também
Relembre: Neve é registrada em pelo menos 107 cidades de Santa Catarina
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac
Tornados em Santa Catarina; veja fotos e relembre os momentos
Frio em SC: como evitar acidentes com asfixia, intoxicação e queimaduras causadas por aquecedores