nsc
dc

TRAGÉDIA EM SAUDADES

Exame de sanidade mental para autor de ataque a creche em SC é negado pela Justiça

Solicitação da defesa foi rejeitada em função do quadro de saúde do agressor

06/05/2021 - 10h25 - Atualizada em: 06/05/2021 - 13h28

Compartilhe

Catarina
Por Catarina Duarte
Fachada da creche foi tomada por homenagens às vítimas do ataque
Fachada da creche foi tomada por homenagens às vítimas do ataque
(Foto: )

A Justiça negou o pedido de exame de sanidade mental do autor do ataque a creche em Saudades, no Oeste de SC. A solicitação foi feita pela defesa na quarta-feira (5) após a autuação em flagrante por cinco homicídios e uma tentativa do crime. O motivo da negativa foi o estado de saúde do agressor que impediria a realização do teste. Ele segue hospitalizado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.

> Receba notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Segundo o advogado Kleber dos Passos Jardim, um novo pedido deve ser feito quando o jovem de 18 anos apresentar melhoras em sua condição de saúde. A Polícia Civil também aguarda a recuperação para interrogar o agressor.

A defesa do jovem é feita por um advogado de Indaial, no Médio Vale do Itajaí. Kleber conta que só teve contato com o tio do jovem. Nos próximos dias, um boletim mais detalhado sobre o estado de saúde do homem deve ser acrescentado ao processo.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu a prisão preventiva do jovem. A conversão garante que o autor siga preso durante a investigação dos fatos.

Na quarta, a Justiça autorizou a perícia em dois cumputadores e um pen drive encontrados na casa do jovem. Serão analisados e-mails e mensagens trocadas pelas redes sociais. A polícia ainda tenta decifrar a motivação do ataque.

Em depoimento, mãe e irmã descreveram o homem como uma pessoa quieta e com poucos amigos. O facão usado no crime teria sido comprado poucos dias antes, segundo relataram as familiares.

O crime

O jovem de 18 anos invadiu a creche Infantil Pró-Infância na manhã de terça-feira (4). Armado com um facão, ele desferiu golpes contra uma professora e uma agente educacional. Quatro crianças também foram feridas pelo homem. Três delas morreram.

Os corpos das cinco vítimas foram enterrados na quarta-feira no Cemitério Municipal de Saudades.

> Quem são as três crianças vítimas do ataque a creche em Saudades, no Oeste de SC

> Quem era a professora morta em ataque a creche no Oeste de SC

O único sobrevivente é um bebê de 1 ano e 8 meses. Ele foi transferido na quarta para o Hospital da Criança, em Chapecó. Segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (6), a criança tem estado de saúde estável.

Leia mais:

Despedida a vítimas de ataque a creche em SC é feita em velório coletivo

Cenas de horror e gritos por socorro: professora relata desespero durante ataque a creche em SC

Autor de ataque a creche em SC usou espada para matar crianças e funcionárias; veja foto

Ataque a creche em SC: "Uma cena de terror", diz secretária de Educação

Colunistas