nsc
hora_de_sc

Paz

Lugares para ter sossego no verão em Santa Catarina

Há diferentes opções para você passar o verão bem tranquilo

11/10/2021 - 04h00

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
A Serra Catarinense tem ótimas opções gastronômicas para o verão
A Serra Catarinense tem ótimas opções gastronômicas para o verão
(Foto: )

Outubro chegou, e com ele iniciamos a contagem regressiva para o fim da primavera e o começo do verão. E opções para todos os perfis de pessoas que querem curtir o verão em Santa Catarina, não faltam.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Um desses perfis, corresponde àquelas pessoas que vem para Santa Catarina em busca de paz, sossego e tranquilidade. E os destinos, para isso, são os mais variáveis. 

Para aqueles mais chegados a uma praia sossegada, existem várias alternativas no litoral catarinense para esparecer e curtir uma sombra e água fresca. 

Porém, se você não é muito chegado a uma praia, há também diferentes opções em SC para você passar o verão bem tranquilo.

Quer saber que opções são essas? Então, continue esta leitura, pois mostraremos para você os principais destinos em SC para quem deseja curtir este verão no mais absoluto sossego. 

Cidades do litoral de SC

Fonte: melhoresdestinos.com.br
SC tem excelentes opções no litoral para você descansar
(Foto: )

Barra Velha

Localizada entre Joinville e Balneário Camboriú, a cidade de Barra Velha atrai turistas todos os anos, por ser um destino mais tranquilo para quem pretender curtir uma praia com mais sossego e tranquilidade no verão.

Um das praias mais charmosas e tranquilas de Barra Velhas é a praia do Grant, que é uma das mais procuradas por quem pretende tirar o dia para relaxar. As pedras que ficam na beira-mar dela, por exemplo, dão um charme todo especial.

É possível também fazer programações relaxantes, como fazer uma visita ao Morro do Cristo ou curtir o por do sol na Ponte Pênsil. 

Itapoá

Itapoá é uma das primeiras cidades vistas por quem vem do Paraná. Além de ser a primeira cidade litorânea de SC, ela é uma das praias mais tranquilas do nosso estado.

Isso porque, apesar de atrair muitos turistas, ela não é tão badalada quanto as prais de Bombinhas, Florianópolis ou Balneário Camboriú.

Uma das melhores praias para ser ir lá, sem sombra de dúvidas, é a Balneário Paese, que possui um ótima infraestrutura para você curtir o ambiente com conforto e sossego.

Além disso, outros dois pontos turísticos super indicados para você conhecer são o Rio Saí Mirim e a Cachoeira da Vila da Glória. Em ambos os lugares é possível admirar belas paisagens e curtir a paz em meio a natureza.

Logo, se você busca conforto, lugares tranquilos para descansar e aproveitar belas praias e paisagens no verão, Itapoá é uma ótima pedida.

> Conheça opções para curtir o verão em Joinville

Navegantes

Vizinha de Itajaí, a cidade de Navegantes é bastante conhecida por ser um destino religioso, recebendo, inclusive no verão, os devotos de Nossa Senhora dos Navegantes. 

Navegantes também é uma cidade de fácil acesso para se chegar, já que tem um porto e um aeroporto internacional. Apesar do fácil acesso e de sua localização, ela ainda é uma das cidades mais tranquilas do estado.

Entras as praias onde é possível curtir com bastante sossego e tranquilidade, destacamos o Canto dos Molhes e as prais do Gravatá e do Pontal. E se você quiser dar uma variada e dar um pulinho em Itajaí, basta atravessar para lá de Ferroboat. 

Passo de Torres

O Rio Mampituba divide os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No lado catarinense, fica a cidade de Passo de Torres, no lado gaúcho a cidade de Torres.

Conhecida por ter um clima mais rústico e ser uma cidade tranquilo, Passo de Torres possui ótimas praias para quem pretende curtir o verão com sossego. As mais famosas são: Bella Torre, Rosa do Mar e Praia Mole. Cada uma delas é conhecida por suas belezas naturais e pela tranquilidade.

Além das praias, Passo de Torres também abriga a Ilha dos Lobos, que é um local de preservação de lobos e leões marinhos.

Uma atração interessante são os passeios a cavalo pelo litoral, onde é possível viajar no tempo admirando lindas paisagens. Se você deseja passar suas férias de verão em um lugar sossegado, Passo de Torres é uma ótima sugestão.

> 5 Rotas para Stand Up Paddle em Santa Catarina

Laguna 

Localizada no litoral sul do estado, a cidade de Laguna é uma das cidades mais procuradas pelos turistas a cada verão. Mas engana-se quem acha que Laguna foi feita só para os mais baladeiros e festeiros, já que no ano novo e no carnaval Laguna fica lotada de turistas, por exemplo. 

Isso porque é possível também curtir programas mais tranquilos e sossegados por lá também.

Palco de diversos acontecimentos históricos, como a Revolução Farroupilha e o Tratado de Tordesilhas, e dona de uma arquitetura com vários casarões e construções antigas, que datam do século XIX, Laguna tem localidades como a Praia do Farol, Praia da Gi, Praia do Sol e Praia do Iro onde é possível tomar um delicioso banho de mar e curtir a tranquilidade e as boas energias desses lugares.

Alem das praias, Laguna também oferece outras opções tranquilas de lazer. Você pode visitar o Museu Anita Garibaldi, o centro histórico de Laguna e também o Farol de Santa Marta.

> Veja as praias próprias para banho em Santa Catarina

Praia da Sepultura - Bombinhas

Conhecida pelo agito e pela alta procura durante o verão, a cidade de Bombinhas é um destino em SC que também oferece opções para quem pretende curtir a estação mais quente do ano com mais sossego e tranquilidade.

E um desses lugares são a Praia da Sepultura e a Praia do Mariscal, que são alguns dos lugares mais tranquilos do litoral de SC para descansar. 

Bastante frequentada por famílias e crianças, essas praias reservam lindas paisagens naturais, com uma beleza rústica, para serem contempladas, além de um mar transparente e ótimo para a prática de mergulho.

Guarda do Embaú - Palhoça

Localizada no município de Palhoça, a Guarda do Embaú é uma região paradisíaca, repleta de belezas naturais e ótimos lugares para descansar. 

As águas transparentes, as vegetações e as formações rochosas da Guarda são de tirar o fôlego, e certamente se instalar nessa localidade será garantia de sossego e tranquilidade.

> Cuidados com a pele e a alimentação fazem parte de um verão saudável

Florianópolis

Há várias opções para quem pretende descansar no verão em Floripa
Há várias opções para quem pretende descansar no verão em Floripa
(Foto: )

A capital catarinense é um dos destinos mais procurados pelos turistas no verão, tanto que a população da ilha chega a triplicar de tamanho durante esta época do ano.

Mas se engana quem pensa que a ilha reserva apenas programações badaladas nos beach clubs e praias lotadas de frequentadores. 

Muito pelo contrário, Floripa oferece possibilidades para todos os públicos e gostos, inclusive para quem busca programas mais tranquilos e sossegados.

> 4 praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Lagoinha do Leste

Um deles é a Praia da Lagoinha do Leste. Para você ter uma noção, para chegar até ela é necessário fazer uma trilha, que é bastante recompensadora pelas belezas naturais e por seu destino. 

O destino da trilha é a praia da Lagoinha, que é completamente deserta e repleta de belas paisagens e um lindo mar. Se você não quiser chegar até a praia pela trilha, é possível também chegar lá de barco. Já pensou curtir a tranquilidade desse lugar paradisíaco?

Ilha do Campeche

Outro destino bastante famoso e Floripa por aqueles em busca de paz, natureza e tranquilidade é a Ilha do Campeche. Pensa num lugar tranquilo e com uma praia que lembra, e muito, as praias caribenhas?!

Além disso, opções de lazer por lá não faltam, entre elas dá para fazer passeios de escuna, de barco ou praticar mergulho. Dá também para fazer trilhas que levam até diferentes sítios arqueológicos, que nos levam em uma viagem na história.

> Rios de Joinville são alternativa para se refrescar sem enfrentar congestionamentos

Praia da Daniela

Está é um das praias mais tranquilas e mais frequentadas por famílias e crianças, em Florianópolis. Com uma areia bem branquinha e um mar calmo, Daniela atrai pessoas que querem descansar e se desligar do mundo, tanto o urbano quanto o virtual.

E a parte boa é que a localidade dispõe de boas pousadas para você se hospedar e curtir por mais tempo todo o astral e a tranquilidade desse local.

Veja praias desertas para conhecer em SC

Serra Catarinense 

Não é só o inverno a estação perfeita do ano para descansar e curtir as cidades do Planalto e da Serra Catarinense. 

O verão também é uma ótima estação para curtir os encantos dessa região, descansar e recarregar as energias. Em cidades como Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim.

Essas cidades dispõem de várias opções hoteleiras como os hotéis fazenda, perfeitos para quem pretende se desligar do mundo, curtir a natureza e fazer programações mais tranquilas, como: fazer trilhas, andar a cavalo, comer marshmallows em volta de uma fogueira, tomar um banho de piscina, entre outros.

Além disso, a Serra Catarinense dispõe de cachoeiras, belezas naturais e cânions que atraem turistas todos os anos para visitá-los. 

As regiões naturais da Serra também são ideais para aqueles que gostam de acampar e praticar esportes radicais, como o rapel.

Outra atração dessa região são as inúmeras vinícolas espalhadas por ela. Apesar da maioria das pessoas associarem o inverno como a época ideal para fazer turismos do vinho, realizar esse tipo de turismo no verão irá te surpreender. 

Isso porque os aromas, sabores e harmonizações são diferentes no verão, surpreendendo e muito o seu paladar. Sem contar que os ambientes de cada uma das vinícolas transmite uma paz, tranquilidade e sossego raramente vistos em outros lugares. 

Um tur pelo parreiral ou um piquenique com aquela pessoa que você mais ama, regado a um bom frisante ou vinho branco, são opções refrescantes e únicas. Aproveite as opções gastronômicas que só a Serra Catarinense pode oferecer para o seu verão.

Leia também

Quatro praias com belezas naturais para descobrir no verão em Santa Catarina

Quando acaba o inverno de SC em 2021

5 praias de mar calmo para relaxar no Litoral Norte de SC

10 praias para curtir com crianças em Florianópolis

Colunistas