Luzes misteriosas apareceram durante um voo da Azul em Santa Catarina e intrigaram os pilotos e controladores de voo na noite de sábado (22). Porém, essas não foram as únicas aparições intrigantes no céu de SC. Clarões e objetos misteriosos também foram flagrados em Florianópolis, Itapema, no Litoral Norte, e em outras regiões.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O que esses casos têm em comum? Eles levantam suposições quanto a manifestações de Objetos Voadores Não Identificados (Ovnis) estarem relacionadas à existência de seres de outros planetas. A relação, porém, é difícil de ser confirmada, segundo o presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o professor Adolfo Stotz Neto.
O que pode ter causado as luzes no céu de SC que intrigaram pilotos
— Elas podem ser fenômenos atmosféricos, podem ser satélites que passam, podem ser da própria Estação Espacial Internacional. Podem ser meteoros, luzes geradas no solo. São tantas as possibilidades de ser um fenômeno natural, ou um fenômeno humano — afirmou ao g1.
Continua depois da publicidade
Desenhos misteriosos surgem em plantação de trigo no Oeste de SC
Relembre outros casos de Ovnis e luzes misteriosas em SC
Clarão na praia
Em Florianópolis e cidades litorâneas, moradores relataram terem visto um forte clarão no céu, próximo da Ilha do Campeche. O caso aconteceu em março de 2019 e chegou a mobilizar pescadores artesanais e levantou dúvidas entre os banhistas.
O objeto não foi identificado pelos radares de segurança e de controle do espaço aéreo, segundo o Corpo de Bombeiros. Eles também descartaram a possibilidade de queda de uma aeronave.
Na ocasião, o professor Stotz explicou que diariamente cerca de 20 a 50 toneladas de materiais que estão espalhados pelo espaço caem e entram em rota de colisão.
“Luzes estranhas” que chamaram a atenção no céu de SC são vistas novamente
Ovni na Beira-Mar Norte, em Florianópolis
Um Ovni foi visto na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, em 25 de junho, segundo o ufólogo Luiz Prestes, responsável pelo Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPUSC).
Continua depois da publicidade
— Esse me chamou a atenção, porque um objeto parecido a este cruzou o céu da cidade holandesa de Vlissingen no dia 21 de julho, quase um mês depois — ele comentou ao g1, na época.
Luzes estranhas são vistas no céu em Joinville e região
Ovni ou saco plástico?
Um vídeo de objetos misteriosos no céu de Itapema, no Litoral Norte, chamou atenção nas redes sociais em julho deste ano. Na época, o responsável pelo Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPUSC), Luiz Prestes descartou que as imagens sejam de ovnis.
— Este em formato de canudo não é um ovni, é um saco plástico. É comum encher este tipo de saco com ar, fechar e deixar no sol. O ar interno esquenta, torna-se mais lento que o ar externo e, assim, começa a flutuar — explicou, na época, ao Santa.
Assista ao vídeo sobre os triangulos voadores em SC
Leia também
Você acredita em Extraterrestres?
Continua depois da publicidade
O que é agroglifo, desenho misterioso que surgiu em plantação de SC
Ufologia: confira casos de destaque no Brasil