
Luto
Marco Aurélio Gamborgi era cirurgião plástico e trabalhava na unidade há 15 anos
O médico Marco Aurélio Lopes Gamborgi, que morreu de Covid-19, recebeu uma homenagem de funcionários do Centrinho Prefeito Luiz Gomes, de Joinville. O ato simbólico foi uma forma dos colegas se despedirem do cirurgião plástico, que atuava há 15 anos na unidade.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A homenagem aconteceu na manhã da última quinta-feira (10) no pátio do Centrinho. Os funcionários e alguns pacientes se reuniram para soltar um balão com o nome do médico. Uma das músicas preferidas do cirurgião plástico foi tocada durante o ato. Os presentes usavam máscaras e aplaudiram o médico enquanto o balão subia em direção ao céu.
> "Era um anjo", diz mãe de paciente do médico Marco Aurélio Gamborgi
Marco Aurélio Lopes Gamborgi tinha 57 anos e morreu no último dia 4 após complicações por causa da Covid-19 no Hospital Onix, em Curitiba, onde estava internado. Gamborgi realizou cerca de 10 mil cirurgias em fissuras labiopalatais, parte delas no Centrinho de Joinville.
Natural de Lages (SC), o médico se formou pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e começou a atuar como cirurgião plástico no Centrinho de Joinville, em 2005. Também atendia pacientes com lábio leporino em outras instituições, como o Centro de Atendimento Integral Fissurado Labiopalatal (Caif) e no Hospital Pequeno Príncipe, ambos em Curitiba.
Gamborgi era referência na área e foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional do Paraná, além de voluntário e presidente do Conselho Multidisciplinar da ONG Operação Sorriso do Brasil, pelo qual operava crianças com lábio leporino em regiões sem acesso, como tribos indígenas.
> Joinville tem maior número de internados por Covid-19 desde o final de agosto
> "A população não acredita em nada e estamos perdendo vidas", diz secretário de saúde de Joinville