nsc
hora_de_sc

TV

Mestre do Sabor: conheça os participantes e jurados

Veja quem são os integrantes da terceira temporada do reality de gastronomia da Globo

18/05/2021 - 10h26 - Atualizada em: 18/05/2021 - 15h34

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Jurados e apresentadores da terceira temporada de Mestre do Sabor
Jurados e apresentadores da terceira temporada de Mestre do Sabor
(Foto: )

Em maio deste ano estreou a terceira temporada de Mestre do Sabor. A atração da Rede Globo de Televisão reúne chefes de renome em uma competição culinária, na qual sagra-se campeão quem obtiver a melhor avaliação dos jurados em diferentes etapas. O programa é um sucesso de audiência desde a primeira temporada e figura entre os principais reality shows da categoria, ao lado do Master Chef – produção da Bandeirantes.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na estreia desta temporada, os jurados escolheram às cegas os competidores de seus respectivos times. Com essa definição, a competição parte para a fase eliminatória. 

Conheça os jurados técnicos

Antes de passarmos a uma análise da dinâmica do programa, vejamos um breve perfil dos técnicos do Mestre do Sabor.

Rafael Costa e Silva

Para quem não sabe, além da participação em um dos reality shows mais comentados do país, Rafa Costa ostenta o comando do 74° melhor restaurante do mundo.

O título foi conferido pela publicação intitulada The World’s 50 Best Restaurants e faz referência ao Lasai (1 Michelin) – restaurante de cozinha contemporânea localizado na zona sul do Rio de Janeiro.

Desde sua inauguração, há sete anos, o restaurante sob o comando de Rafa Costa é um dos mais bem-sucedidos do país. Segundo palavras do próprio chef:

“Trata-se de uma cozinha de assinatura extremamente pessoal, leve, jovem e feita com ingredientes frescos e de qualidade."

O sucesso do projeto veio para coroar uma carreira brilhante. Rafael deixou o Brasil aos 22 anos para estudar no Culinary Institute of America, de Nova York. Em seguida, permaneceu por 10 anos em San Sebastián, na Espanha. Nesse período, sua atuação ganhou destaque à frente da cozinha do renomado Mugaritz, considerado um dos melhores restaurantes do mundo.

> Descubra alimentos e receitas para melhorar a imunidade

Léo Paixão

Nascido em uma família de médicos, Léo Paixão tentou dar prosseguimento a essa tradição, formando-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. No entanto, foram poucos anos vestindo jaleco.

Em 2010, depois de três anos exercendo a Medicina, ele partiu para Paris com o objetivo de estudar gastronomia francesa na Escola Superiora de Gastronomia Francesa (Ferrandi), onde se formou em 2012. Nesse período, Paixão estagiou nos restaurantes La Table de Joel Robuchon, no Pierre Gagnaire Hotel Balzac e no Restaurante La Cape.

> Tradição exemplar e emocionante na safra da tainha; veja como fazer postas com pirão

Em sua carreira relativamente curta, ele já conquistou alguns prêmios notáveis, entre os quais podemos citar:

- Chef do Ano Brasil Revista Prazeres da Mesa 2018[

- Revista Veja Restaurante Revelação 2013

- Chef do ano 2014 e

- Eleito um dos 10 chefs mais promissores do Brasil 2016.

Atualmente, além de fazer parte do time de técnicos do Mestre do Sabor, Léo Paixão é chef e proprietário do Restaurante Glouton, Nicolau Bar da Esquina e Nico Sanduiches.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Kátia Barbosa

Kátia Barbosa, ou simplesmente Katita, é a terceira chef que compõe o time de técnicos do Mestre do Sabor. Carioca da gema e famosa por recriar pratos da culinária nacional, em especial a nordestina, Katita comanda o Restaurante Aconchego Carioca e o Bar Kalango – ambos sediados no Rio.

Vinda de uma família humilde, Kátia relembra um pouco de sua trajetória e seu primeiro contato com a gastronomia.

“Fui criada em Ramos, no pé do Morro do Alemão. Meu pai tinha uma banquinha de doces na porta de casa. Ele fazia cocada, cuscuz, quebra-queixo para vender nas portas dos cinemas da região. Era uma diversão ir com ele para a cozinha, que botava todo mundo para cozinhar. A gente adorava. Achava um barato o meu pai conhecer todo mundo na feira. A herança gastronômica é uma mistura do meu pai e da minha mãe, mas quem me trouxe realmente esse tesão pela comida foi dele. Da minha mãe herdei o cuidado, que me trouxe dezenas de filhos da vida. No programa também sou meio mãe. Até brigo, mas logo estou abraçando, beijando, chorando.”

Sua trajetória na cozinha começa de uma forma um tanto inusitada. Depois um período em busca de recolocação profissional, Katia começou a trabalhar no restaurante Aconchego, onde o irmão e a cunhada eram donos. Depois que o casal se separou, no início dos anos 2000, ela se tornou sócia e responsável direta pela ascensão do estabelecimento.

Um despretensioso bolinho de feijoada – marca registrada da chef – ficou em segundo lugar em um concurso gastronômico. A visibilidade conferida pelo concurso lhe rendeu uma matéria sobre sua trajetória no programa Mais Você, comandado por Ana Maria Braga.

Daí em diante o Restaurante Aconchego caiu de vez na preferência do carioca e ganhou duas outras sedes. Katita ainda comanda o Kalango, bar localizado na Praça da Bandeira – centro do Rio de Janeiro.

Um fato curioso sobre a chef mais carismática do Mestre do Sabor é o fato de ela nunca ter cursado gastronomia. A maior parte de sua especialização vem de experiências práticas e cursos complementares realizados ao longo de sua trajetória como chef.

> No Limite: relembre provas que marcaram o programa

> Jéssica Mueller, ex-BBB de Blumenau, é confirmada no reality No Limite, da Globo

Entenda a dinâmica do programa

A dinâmica da atual temporada do Mestre do Sabor é idêntica à anterior: 18 chefes foram selecionados para mostrar suas habilidades para os jurados. Tudo isso em sete etapas diferentes, que compreendem a:

- Prato de Entrada;

- Na Pressão;

- Duelos;

- Repescagem;

- Na Peneira;

- Semifinal;

- Final.

> Mestre do Sabor: catarinense Dudu Poerner fica em segundo lugar na competição em 2019

Conheça os participantes dos times

Os participantes foram divididos em três grupos, sendo designados seis para cada jurado. A composição dos times ficou da seguinte forma:

- Time Kátia Barbosa: Léo Modesto, Bia Pimentel, Matheus Almeida, Pedro Franco, Ana Gabi e Vitória Gasques.

- Time Léo Paixão: Cadu Moura, Bruna Martins, Aline Guedes, Carol Francelino, Rafa Ramos e Pedro Barbosa.

- Time Rafa Costa: Rodrigo Guimarães, Leninha Camargo, Ju Lima, Diogo Sabião, Danilo Takigawa e Ana Carolina Garcia.

Os competidores disputam um prêmio no valor de R$ 250.000,00 e o título de Mestre do Sabor. E, segundo informa a Globo, todos os episódios já foram gravados seguindo todos os protocolos de segurança.

A atração é exibida todas as quintas-feiras na Rede Globo após a novela Império, com reprises às sextas-feiras, às 21h 30, no canal GNT.

Colunistas