Vanessa Alves Fernandes, de 40 anos, viu as vendas no ateliê dispararem com a grande febre do “Morango do Amor”. O doce, uma versão da maçã dor amor, viralizou nas redes sociais nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
O doce é uma febre na internet e não é por falta de sabor: o morango é envolto em uma camada de brigadeiro branca e banhado na mesma calda usada para fazer maçã do amor. O produto viralizou tanto nas redes sociais que já ganhou novas versões e virou até renda extra para confeitarias.
Morango do amor: receita e dica secreta para casquinha crocante
Para Vanessa Alves, moradora da Grande Florianópolis, o doce foi uma virada de chave para o negócio, que começou na pandemia.
— Minha confeitaria nasceu em 2020 com a pandemia. Como sempre gostei muito de cozinhar, comecei fazendo umas receitas pra gente mesmo, bolos para os nossos aniversários e salgados também, então os amigos e parentes falavam para eu vender. Comecei a fazer e divulgar nos grupos do Facebook e hoje tenho clientes que vem de indicações e das redes sociais — relembra a doceira.
Continua depois da publicidade
Morango do Amor: o que é, as versões e as novas tendências
Nos últimos dias, Vanessa foi umas das confeiteiras que viu o potencial do doce viral para fazer uma renda extra.
— O morango do amor apareceu nas redes sociais e há dez dias não se fala em outra coisa. Claro que eu não podia, diante de tantos clientes me pedindo, ficar de fora. Hoje vendo ele no Ifood e nas minhas redes sociais. Na verdade, ele se vendo sozinho, porque as pessoas vêm até mim perguntando se eu faço — disse Vanessa.
Para ela e diversas outras confeiteiras, o doce foi uma surpresa que surgiu em uma época incomum, mas que promete ficar, com novas versões e sabores. A demanda é grande e o trabalho também, segundo Vanessa.
— Cada dia que passa a demanda das vendas do morango cresce. Nossa produção não para, começamos às 8h e vamos madrugada adentro produzindo. Normalmente essas demandas costumam acontecer nas datas comemorativas, como o Natal, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados. Nunca tinha visto um doce assim fazer tanto sucesso — ressaltou a mulher.
Continua depois da publicidade
Josiane Brandes, de 46 anos, começou a trabalhar no ramo vendendo cupcakes há cerca de 11 anos. O negócio, localizado em São José, também apresentou um aumento na demanda por causa do sucesso do doce viral.
— Conhecemos o morango do amor pelas redes sociais. Fizemos pela primeira vez há um mês atrás por curiosidade e vontade, mas passaram umas duas semanas, e os clientes começaram a perguntar se a gente fazia. Começamos a fazer há uma semana e estamos produzindo morangos intensamente, o dia todo e todos os dias. A demanda aumentou muito, estamos vendendo muito outros produtos, junto com o morango, tá difícil dar conta — revelou a confeiteira.
A maioria dos pedidos são feitos pelas redes sociais e por aplicativos de delivery. Para Josiane, a internet é um ótimo espaço para divulgar e conseguir novos clientes.
— Divulgamos os produtos principalmente no Instagram, mas usamos outras redes também como o Tiktok e Google. Com certeza as redes influenciam nas vendas, afinal foram elas que deram esse hype todo pra esse doce! A cada story que postamos, chovem mensagens perguntando valor, se entrega, se tem disponível. Além disso, é o nosso momento de aproveitar o bom engajamento pra divulgar outros produtos também! Nosso perfil está ganhando muitos seguidores e muitas pessoas estão nos conhecendo através desse morango — disse a doceira.
Continua depois da publicidade
Novas versões
Apesar do sucesso estar crescendo, internautas, clientes e confeiteiros já se preparam para as novas versões (e sabores) do doce. Na internet, as opções crescem todos os dias.
As variações de morango do amor que já surgiram
Para a confeiteira Vanessa, as opções também serão exploradas:
— Com certeza agora vamos para as próximas tendências: morango do nordeste, feito com doce de leite, morango com maracujá, a uva do amor, que já está em fase final de testes, e também o morango com pistache — afirmou Vanessa.
Dica secreta e receita
Apesar de levar poucos ingredientes e parecer simples, a receita do Morango do Amor não é tão fácil quanto parece.
Continua depois da publicidade
De acordo com Vanessa, ela e outras confeiteiras, que se conheceram em um grupo no Facebook, precisaram de diversas tentativas para acertar o ponto e fazer o doce perfeito.
— São muitos passos, mas o pior é o ponto da calda. Não tive nenhum prejuízo ainda, mas tem que ter muita técnica e conhecimento para que não queime e não fique mole ao banhar os morangos — relatou a confeiteira.
Quer aprender a fazer o morango do amor? O NSC Total tem a receita e dica secreta para casquinha crocante.
Em conversa com o NSC Total, Vanessa também revelou dicas preciosas para acertar o doce.
— Nunca faça o doce de um dia pro outro porque o morango solta muita água, então é consumo imediato. Quanto a calda, não deixe passar de 150°C, pois se não ela amarga. Já para o brigadeiro, tem que ser um ponto acima do ponto de enrolar — disse.
Continua depois da publicidade
Para Josiane, a dica é investir em equipamentos para facilitar o trabalho e divulgar os produtos.
— Invista em um termômetro! Não é caro e te dá mais garantia sobre o ponto correto da sua calda, que é o principal segredo do morango do amor. Além disso, faça fotos bonitas, principalmente do doce mordido, e divulgue nas redes sociais. Escolha uma embalagem que valorize o doce — aconselhou a profissional.
Leia mais
Quem é Igor Rocha, o confeiteiro e influenciador por trás do sucesso do Morango do Amor
Alex Atala revela dica secreta para deixar sabor do alho mais suave no Chef de Alto Nível
Dono de restaurante inovador em Florianópolis deve participar de campeonato internacional




