nsc
hora_de_sc

1º de Maio

O que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador em Florianópolis

Coleta de lixo, horário do comércio e do transporte coletivo terão alterações no funcionamento neste sábado (1º)

30/04/2021 - 12h55 - Atualizada em: 30/04/2021 - 17h46

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
Comércio terá alterações nos horários neste feriado
Comércio terá alterações nos horários neste feriado
(Foto: )

O feriado do Dia do Trabalhador neste sábado (1º) provoca alterações no horário de funcionamento de comércio e serviços na Grande Florianópolis. As lojas dos shoppings ficarão fechadas, assim como boa parte do comércio de rua. O transporte coletivo e a coleta de lixo também sofrerão alterações.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

> Dia do trabalho é feriado por quê? Entenda

A prefeitura da Capital divulgou como ficam os serviços públicos, atendimento de saúde e a segurança pública. A vacinação contra a Covid-19 acontecerá normalmente nos seis postos espalhados pela cidade.

Comércio

Nos cinco maiores shoppings de Florianópolis a maioria das lojas ficará fechada no sábado (1º). As praças de alimentação funcionarão das 11h às 22h. No Mercado Público as peixarias ficam abertas das 7h às 12h e os restaurantes 11h às 17h. As lojas ficarão fechadas.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não há uma orientação para manter o comércio aberto no feriado. A decisão é de cada local. 

Supermercados

Segundo a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), os supermercados funcionarão normalmente. Em comunicado, a decisão leva em conta a grande procura de consumidores pelos estabelecimentos no sábado.

Todas as unidades do Angeloni em Florianópolis funcionarão normalmente das 8h às 22h. O BIG, que fica no Shopping Vila Romana, funcionará das 8h às 21h. O Imperatriz Gourmet do Beiramar Shopping estará aberto das 7h55min até às 22h.

Saúde

Os Centros de Saúde não funcionarão no feriado. O Atendimento em Unidades de Pronto Atendimento e o Alô Saúde (0800-333-3233) operam sem alterações. As Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitária vão operar em regime de plantão.

Vacinação Covid-19

No sábado, a Secretaria de Saúde fará a primeira dose de pessoas de 62 anos ou mais nos 6 pontos de vacinação. 4 drive-thrus e 2 pontos de vacinação para pedestres.

Coleta de lixo

Não haverá coleta de resíduos sólidos em Florianópolis. A orientação é que a população mantenha o rejeito (coleta convencional) e recicláveis (coleta seletiva) em casa. No domingo, o serviço será prestado normalmente.

A empresa contratada para realizar a coleta de resíduos sólidos no Continente também irá suspender o serviço no dia 1°.

Transporte público

Funcionamento será em regime diferenciado, com quadro de horário de domingo. Mesmo assim, linhas extras também serão colocadas em funcionamento conforme necessidade.

> Retroescavadeira cai de caminhão na BR-376 entre SC e PR; veja vídeo

> Eventos em SC vão voltar em novo formato; entenda

Segurança Pública

No feriado, a operação de fiscalização conjunta da Prefeitura de Florianópolis dará sequência às vistorias de estabelecimentos e espaços públicos para evitar aglomerações.

A Defesa Civil do município funcionará em regime de plantão para atendimento de emergências, pelo telefone 199. Já a Guarda Municipal da Capital segue com atendimento à população, e denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Assistência Social

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Creas, e o CREMV estarão fechados. Os plantões do resgate social e do Conselho Tutelar seguirão funcionando normalmente.

Leia mais:

Faustão fecha contrato de cinco anos com a Band

Travesti presa em Florianópolis tirava fotos de clientes e os extorquia após programas, diz polícia

Eisenbahn desiste da Oktoberfest Blumenau

Colunistas