nsc
nsc

Nas passarelas

Oeste catarinense é palco de evento de moda e traz as principais tendências mundiais para a região

O já tradicional Fashion Pátio contou com mais de 30 lojas e 1800 pessoas prestigiando o evento

09/05/2022 - 13h50

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
fashion pátio chapecó
O evento reuniu as principais tendências de 2022, mesclando beleza, conforto e personalidade
(Foto: )

A moda é o segmento que mais tem destaque nas listas globais de faturamento no mercado B2C, ou seja, em vendas diretas ao consumidor. Os dados, apresentados pela empresa de pesquisa americana Research and Markets, mostram ainda que, por ano, são movimentados mais de US$ 525 bilhões no segmento. Essa relevância tem crescido de forma expressiva, e isso não é por acaso: a cada estação, são lançadas tendências e coleções, que engajam e geram uma sensação de pertencimento no público.

Uma grande estratégia do setor para encantar os apaixonados por moda são os desfiles. Glamourosos, criativos e inovadores, estes eventos têm como objetivo mostrar ao público o que está em alta no universo das roupas, calçados, jóias e acessórios. Um exemplo disso são as famosas Fashion Weeks, realizadas nas principais capitais do mundo, que reúnem os mais conceituados estilistas e marcas.

As passarelas não tem apenas apelo comercial. Além de despertar o desejo no público, cada evento é pensado para apresentar o processo de criação de uma coleção, além de referências e inspirações. Os desfiles contam histórias, criam engajamento e geram valor agregado às marcas.

Ao longo dos anos — especialmente na década de 1950, após a Segunda Guerra Mundial — a moda passou por um processo de democratização. Ou seja, se tornou mais acessível para diferentes estilos, corpos e condições financeiras. Com isso, os desfiles deixaram de ser exclusividade dos grandes centros, e se tornaram cada vez mais plurais, irreverentes e inovadores.

O que passou pelas passarelas em 2022

As coleções de outono/Inverno deste ano são a prova de que a moda se adaptou no decorrer da história. As principais semanas de moda do mundo, ainda impactadas pelos efeitos da pandemia, trouxeram ao público peças lúdicas, coloridas, divertidas, e que além de tudo, refletem conforto e naturalidade.

> Para onde viajar no Brasil? Confira dicas de roteiros culturais para fazer pelo país

Um grande destaque desta estação é a inspiração em outras décadas, em especial, a estética do início dos anos 2000. Tendências da virada do milênio voltaram com tudo em 2022, e isso acontece porque a moda é cíclica e busca referências na própria história. De acordo com a revista Elle, referência no segmento, essa viagem ao passado proporcionada pelo mundo fashion gera uma sensação de nostalgia nos consumidores mais velhos, mas de forma inovadora para as novas gerações.

Confira as principais tendências que marcaram os desfiles de Outono/Inverno:

- Extravagância

Você deve ter ouvido que, no auge da pandemia, o homewear (ou seja, roupas que usamos em casa, como pijamas e moletons) ganhou as passarelas. Agora, com o controle da Covid-19 na maioria dos países, a moda faz o caminho inverso e valoriza a extravagância. Por isso, cores fortes, plumas, brilhos e tecidos nobres — como a seda, por exemplo — deram as caras nos desfiles das principais grifes do mundo. Estes itens refletem o otimismo e a vontade de voltar a se vestir bem, que surge junto com a retomada dos eventos sociais.

> 5 lugares onde a Inteligência Artificial está presente e você nem imagina

Entre as cores mais queridinhas da estação, destaque foi para o rosa pink e para o lilás, que ganhou o status de tonalidade do ano pelo Sistema de Cores Pantone. Já os sapatos outra tendência que tem aparecido com frequência são os saltos altos, com destaque para as plataformas.

- Sustentabilidade

Um assunto que está em alta no mundo da moda para esta temporada, e que deve permanecer para os próximos anos, é a sustentabilidade. Isso representa que as marcas estão cada vez mais engajadas em produzir peças e utilizar materiais que não impactem o meio ambiente. A tradicional grife italiana Gucci é um exemplo disso, e reforçou o compromisso de adotar fontes de energia renováveis em toda a sua operação até o final do ano.

Além disso, surge como tendência o Second Hand (em português, segunda mão), que consiste em investir em peças usadas ou seminovas. As peças que marcaram a década de 90 e os anos 2000 voltaram com força nesta estação, o que fortalece as compras de brechó. Na mesma linha, o upcycling, técnica que consiste na transformação de resíduos têxteis em novas roupas, também está em alta.

- Silhuetas e estampas atemporais

Os blazers e as calças de alfaiataria são peças que nunca saem de moda. Mas, em 2022, esses itens aparecem com remodelagens e novas utilizações. Em fevereiro, desfiles das grifes Carolina Herrera e Michael Kors apresentaram formas versáteis de usar as peças clássicas: com tênis ao invés do salto, e com camisetas básicas para substituir as camisas sociais.

> Vamos falar sobre sexo? Sexcare e a redescoberta do prazer é tema do podcast “As minas sem filtro”

Conhecido como a estampa mais clássica de todas, o xadrez deve ser destaque nas mais diversas variações durante o inverno. Peças de lã com a estampa, como os trench coats, são fortes apostas para a estação. Apostar em padronagens mais clássicas, como vichy, tartan e argyle, é a dica para investir em peças que não sairão de moda tão cedo.

Das passarelas ao closet: Evento traz para SC as principais tendências mundiais

Engana-se quem pensa que é necessário ir à Milão ou Paris para acompanhar um desfile de moda que traz as últimas tendências da estação. Um evento como este pode estar mais perto do que se imagina, já que em Chapecó, capital do Oeste catarinense, acontece o Fashion Pátio. Inspirado nas principais semanas de moda do mundo, este desfile já é referência para a moda estadual e está na oitava edição.

Este ano, o Fashion Pátio aconteceu em dois dias — 30 e 31 de março — e atraiu mais de 1.800 pessoas. Ao trazer os processos de reinvenção como conceito, a edição Outono/Inverno mostrou nas passarelas brincadeiras com cores, texturas e sobreposições, tendências que também foram apresentadas nos principais desfiles mundiais. Ao todo, 33 lojas do Shopping Pátio Chapecó participaram do evento, que estava há dois anos sem acontecer devido a pandemia da Covid-19.

— O Fashion Pátio é um evento de moda consolidado na região Oeste, e é um dos únicos em Santa Catarina. Para as marcas, ele possibilita uma oportunidade de apresentar o que há de novo em roupas, calçados e acessórios, enquanto para o público, ele oferece a oportunidade de conferir as últimas tendências presencialmente — destaca a coordenadora de Marketing do Shopping Pátio Chapecó, Cristiane Andretta.

Fashion Pátio: Dez anos de inspiração e tendência

O Fashion Pátio acontece desde 2012, ou seja, completa dez anos de história em 2022. Ao longo de cada edição, o evento cresceu, se tornou referência e contribuiu para a valorização da moda. Neste ano, foram quatro blocos de desfiles, que ocuparam uma estrutura de 1,5 mil m² — o dobro do espaço da edição anterior, que aconteceu em 2019. Tudo aconteceu através de uma forte produção, que, além da grande estrutura, mobilizou diversos profissionais.

— Para os consumidores de Chapecó, a grande vantagem do evento é possibilitar que eles encontrem, nas lojas do shopping, itens de moda e acessórios condizentes com o que encontrariam em grandes centros de consumo — destaca Cristiane.

O produtor geral do Fashion Pátio, André Guerra, ressalta que para garantir o sucesso do evento, observar o que há de mais vanguarda na moda mundial e nas principais Fashion Weeks foi o elemento fundamental. Ele explica que, neste período de retomada, a ousadia de se vestir com personalidade está em alta, o que permite inovar no uso de tecidos e materiais.

A criatividade que domina as tendências da estação esteve presente nos desfiles do evento, que contou com uma passarela desconstruída em que os modelos puderam caminhar no meio do público. Além disso, esta edição do Fashion Pátio teve ênfase na diversidade ao apresentar propostas de looks que atendem diversos estilos e públicos.

Confira o que rolou nas passarelas! Clique aqui e assista ao vídeo do evento.

Quer conferir as principais tendências da estação? Acesse a vitrine virtual do Shopping Pátio Chapecó.

Leia também

Wi-fi faz mal à saúde? Mitos e verdades que você precisa saber sobre tecnologias sem fio

Saiba como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2022

Aumento das passagens aéreas torna transporte rodoviário ainda mais atrativo

Colunistas