nsc
    dc

    Por dentro do EAD

    Planeje seu futuro: Conheça as profissões que estarão em alta nos próximos anos

    Para ter sucesso, além de vocação e comprometimento, é importante conhecer o mercado de trabalho e escolher uma profissão em crescimento

    12/04/2021 - 16h06 - Atualizada em: 26/04/2021 - 12h41

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Saiba quais são as tendências de emprego para o futuro
    Saiba quais são as tendências de emprego para o futuro
    (Foto: )

    O sucesso profissional depende de uma série de fatores e varia de acordo com cada pessoa. Porém, para se sentir profissionalmente realizada, a pessoa que não pensa em empreender precisa ter um bom emprego. Isto é: desempenhar funções compatíveis com o cargo, ter espaço para aprender e se desenvolver individual e coletivamente e, claro, ter um salário justo e compatível com a média da sua região.

    > As expectativas e os desafios do mercado de trabalho para o pós-pandemia

    Conhecer as tendências do mercado e quais as áreas que mais deverão se desenvolver e, consequentemente, abrir mais postos de trabalhos, é fundamental para quem vai entrar na faculdade. Segundo a pesquisa Carreiras do Futuro, realizada Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da Fundação Instituto de Administração (FIA), nos próximos 10 anos, as profissões mais promissoras estão relacionadas às áreas de sustentabilidade, infraestrutura, saúde e qualidade de vida, recursos humanos, marketing e vendas, tecnologia da informação (TI), e ciências jurídicas.

    Dentro dessas áreas, algumas das mais influentes consultorias de recrutamento profissional destacam as profissões do futuro.

    • Cientista da Informação

    Profissional de Big Data

    • Analista e desenvolvedor de softwares

    • Gestor ambiental

    • Engenheiro agrônomo

    • Designer industrial (designer de inovação e produtos)

    • Gestor de resíduos

    • Médico

    • Biomédico

    • Gerontologista

    • Especialista em marketing digital

    • Profissional de logística

    • Analista e recrutador de recursos humanos

    • Professor

    • Biotecnólogo

    • Farmacêutico

    • Advogado

    Como se preparar para o mercado de trabalho

    Uma carreira de sucesso se constrói passo a passo, ano após ano, mas você pode se preparar para entrar no mercado de trabalho com o pé direito e, logo, se tornar um profissional de destaque.

    > Profissionais contam como o curso superior ajudou a mudar de carreira e alcançar o sucesso

    Força de vontade, capacitação, qualificação e atualização constante são palavras-chave para quem quer fazer a diferença.

    O primeiro passo é fazer uma faculdade. Um curso de graduação oferece formação técnica e prática para que se possa desempenhar uma profissão. Escolha um curso bem qualificado pelo Ministério da Educação (MEC), em uma universidade de qualidade reconhecida.

    Considere cursar uma graduação a distância. Esse modelo é mais flexível, dinâmico e autônomo, e permite conciliar trabalho e estudos. Assim, você pode ir ganhando experiência enquanto conclui sua formação acadêmica.

    > Como escolher um bom curso de graduação para fazer a distância

    Ter vontade de aprender e se manter sempre atualizado também é importante. Isso significa que você deve aprender línguas estrangeiras (inglês e espanhol, principalmente, mas muitas áreas têm considerado o mandarim fundamental para os negócios), fazer cursos de especialização, participar de congressos e outros eventos e cursar uma pós-graduação.

    A Uniasselvi prepara os profissionais do futuro

    A Uniasselvi é a maior instituição privada de ensino superior de Santa Catarina e uma das maiores do país. Ela possui nota máxima (em uma escala até 5) no Conceito Institucional e no Conceito Institucional EAD do MEC.

    Toda a estrutura física e digital da Uniasselvi foi criada para integrar alunos, professores e tutores, promovendo uma experiência de ensino e aprendizagem mais completa.

    Entre as oportunidades disponibilizadas aos alunos e professores, está o incentivo ao intercâmbio cultural (a participação em congressos, simpósios e workshops) e o convênio com programas de intercâmbio em universidades estrangeiras.

    A instituição mantém um Portal Carreiras, ambiente online que disponibiliza vagas de emprego e de estágio em primeira mão aos acadêmicos.

    Na Uniasselvi, seu futuro começa agora! Conheça os cursos de graduação — tradicional ou tecnólogo — e esteja preparado para o mercado de trabalho.

    Leia também:

    Entenda a importância de um tutor nos cursos EAD

    Como usar a nota do ENEM para conseguir uma bolsa de estudo

    EAD e aula remota são a mesma coisa? Entenda

    Colunistas