nsc
nsc

Investimento consciente

Saiba o que são os Fundos ESG, investimentos comprometidos com a sustentabilidade

Popular no mercado internacional, esse modelo alia meio ambiente, sociedade e governança e ganha cada vez mais adeptos no Brasil

16/03/2021 - 12h19 - Atualizada em: 16/03/2021 - 12h24

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Investimento sustentável
De acordo com especialistas do mercado financeiro, os fundos ESG são tendência de investimentos para 2021.
(Foto: )

Sustentabilidade é uma pauta que permeia cada vez mais a sociedade, exigindo também do mercado corporativo mais responsabilidade social em ações. Esse movimento tem afetado inclusive o setor de investimentos, dando destaque aos Fundos ESG (Environmental, Social and Governance). 

>> Diversificar a carteira pode trazer menos riscos e a possibilidade de maior retorno em longo prazo

Esse modelo de investimento pode ser classificado como uma aplicação que tem por característica investir em ações de empresas que se enquadram no índice ESG, ou seja, que apresentam elevada performance nos critérios sustentáveis, necessários para compor essa classe.

Por isso, esses fundos mantêm elevada taxa de sustentabilidade, com relação ao meio ambiente, questões sociais e de governança.

De acordo com André Gustavo Schneider, especialista em investimentos e sócio na Warren, a razão principal pela qual as pessoas escolhem os Fundos ESG para investir é a preocupação com o futuro.

— Um dos conceitos genéricos de Economia é “administração de bens escassos”. Ou seja, a partir do momento em que algo começa a ter escassez, a preocupação sobre isso aumenta e o valor sobre isso também se eleva — comenta o especialista.

Investindo em empresas sustentáveis
Fundos ESG permitem aliar investimento e sustentabilidade, apostando em empresas preocupadas com o futuro e com a sociedade.
(Foto: )

Nesse caso, André revela que o mercado enxerga que empresas com indicadores de sustentabilidade trarão bons resultados no futuro, por serem instituições que trabalham bem à sua perpetuidade.

— Isso transmite segurança e solidez ao investidor no longo prazo, aumentando sua demanda e apresentando resultados acima da média, sendo uma excelente alternativa de investimento em renda variável — explica André.

Tendência: Investindo no futuro

De acordo com os especialistas no mercado financeiro, os fundos ESG são tendências de investimentos para 2021 sim, como ativos de qualidade.

>> Guia prático para começar a investir em 10 passos

Entretanto, esses fundos são indicados desde que feitos de acordo com o perfil, o objetivo e com a estratégia personalizada para cada cliente.

— Temos que levar em consideração que são ativos expostos em risco de mercado, com elevada volatilidade, por isso são indicados em uma parcela da carteira de renda variável, com foco no longo prazo — afirma André.

No entanto, se você tem interesse em investir neste fundo, fique atento. Segundo o especialista da Warren ele não é indicado em qualquer situação.

— Se o investidor não tem perfil para esse tipo de alocação, esse investimento não se torna sustentável para o objetivo deste investidor. Investimento é algo muito pessoal — comenta.

Economia Verde

É de conhecimento geral que todo investimento tem como objetivo fomentar o mercado e com isso agregar valor. Por isso, se diz que investir gera impacto econômico positivo, que reflete diretamente na sociedade.

Você já deve ter ouvido falar que rentabilidade pessoal é apenas a consequência. Contudo, em relação às questões ambientais, cada vez mais as pessoas valorizam e devem priorizar medidas de sustentabilidade. Por isso, cuidar do meio em que vivemos, para André, é obrigação de todos, inclusive dos investidores e do mercado financeiro.

— Os investimentos ESG, por terem determinadas características, acabam ganhando simpatia no mercado, principalmente devido a seus valores, e com isso acabam sendo uma excelente alternativa de aplicação — destaca.

Modelos de negócio do futuro

E, por que os Fundos ESG fazem tanto sucesso, atualmente?

André diz que a humanidade depende de diversos recursos naturais, onde muitos deles estão chegando à escassez. E, assim, todo modelo de negócio que tem como objetivo crescer e se perpetuar, deve estar alinhado com o futuro do planeta. Por isso, o especialista acredita que a sustentabilidade entra como pauta essencial nesse cenário e deve receber a devida atenção.

Investimento ESG
Fundo Warren Green proporciona aos clientes acesso às cotas a partir de apenas R$ 1,00, com taxa zero de administração e performance.
(Foto: )

— Uma carteira de qualidade deve ser bem diversificada, de acordo com o perfil e objetivos do investidor. No caso dos fundos ESG, trata-se de fundos de ações, por isso ele deve ter uma parcela da carteira de ações, dentro da estratégia de risco, com foco em longo prazo, devido à volatilidade. No entanto, é importante frisar que até clientes com perfil moderado podem ter esse tipo de exposição, desde que com uma parcela menor do seu patrimônio — sugere André.

Conte com um parceiro de investimentos

Diante do exposto, se você tem perfil para investir nos Fundos ESG, procure um especialista para lhe auxiliar. O trabalho de investir deve ser feito em várias mãos, o especialista lhe trará confiança e informações para a melhor tomada de decisão, sendo um parceiro importante nessa jornada.

André, especialista em investimentos e sócio na Warren, revela porque é importante contar com uma empresa com experiência e expertise no mercado.

— Além de toda experiência de nossos gestores e especialistas, atuamos no modelo de “taxa única” (feebased). Dessa forma eliminamos conflitos de interesses e trazemos transparência aos investidores, que por incrível que pareça, é algo ainda exclusivo no mercado financeiro brasileiro.

>> Sensacionalismo no mundo dos investimentos: como diferenciar profissionais corretos de fraudes

Além disso, André diz que a Warren conta com fundos próprios, com exposição em índice ESG, onde há uma gestão ativa nesse mercado de forma bem acessível.

— O fundo Warren Green, por exemplo, proporciona aos clientes acesso às cotas a partir de apenas R$ 1,00, com taxa zero de administração e performance — destaca o especialista.

Portanto, para aliar investimento e sustentabilidade, aposte nos Fundos ESG e surpreenda-se com os resultados.

Acesse o site da Warren para conversar com profissionais qualificados e saiba mais sobre esse modelo de investimento.

Quer saber mais sobre investimentos? Acesse o canal Investe Mais no portal NSC Total.

Leia também

Entenda a importância do gerenciamento de risco e como funciona o seguro de pessoas

Descubra como contribuir com o planeja e ainda economizar através da prática de alternativas sustentáveis

Sustentabilidade está na moda: Saiba como a indústria têxtil pode diminuir impactos ambientais

Colunistas