nsc
nsc

Em ascensão

Sicoob SC/RS alcança R$ 28,7 bilhões de ativos totais e mostra a força do cooperativismo

Com mais de mais de 1,1 milhão de cooperados e estando presente em 92% dos municípios catarinenses, cooperativa fortalece a economia

08/12/2021 - 09h03

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
cooperativismo
Instituições financeiras cooperativas vêm crescendo num ritmo acima das instituições financeiras tradicionais
(Foto: )

O coronavírus nos ensinou que somos parte de uma engrenagem que precisa estar com todas as peças boas para funcionar perfeitamente, e que precisamos somar esforços para um bem comum. Na ciência, por exemplo, a busca por vacinas se fortaleceu quando países uniram tecnologias e pesquisas. Já na economia, estratégias pautadas na coletividade fizeram do cooperativismo um terreno fértil de crescimento.

Em maio deste ano, o Banco Central divulgou um estudo sobre o Sistema Financeiro Nacional (SFN), que apontou uma alta de 134% nas cooperativas financeiras nos últimos cinco anos e que já respondem por 11% do mercado de crédito no país. Segundo o BC, esse crescimento deve se manter nos próximos anos.

O Sicoob SC/RS reflete positivamente esse crescimento: em setembro de 2021, seus ativos totais alcançaram R$ 28,7 bilhões.

O Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) tem 16 centrais no país, sendo o 47º maior grupo empresarial do país. São mais de 5,3 milhões de associados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

> O mercado já sabe: nenhum consumidor será como antes

O Sicoob SC/RS conta com mais de mais de 1,1 milhão de cooperados e está presente em 92% dos municípios catarinenses, sendo a segunda instituição financeira com o maior número de agências e a segunda que mais financia a produção rural no estado.

O Centro Cooperativo Sicoob (CCS) é composto por uma confederação, um banco cooperativo, um instituto voltado para o investimento social estratégico, uma distribuidora de títulos e valores mobiliários, uma processadora e bandeira de cartões, uma administradora de consórcios, uma entidade fechada de previdência complementar, e uma seguradora do ramo vida e previdência.

O Sicoob oferece os mesmos produtos e serviços de um banco convencional, como conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança etc. Entre as principais vantagens, estão as taxas mais justas que as encontradas no mercado financeiro convencional e o fato de que os associados são também os donos da cooperativa.

A importância do cooperativismo

Segundo o Banco Central, as instituições financeiras cooperativas vêm crescendo num ritmo acima das instituições financeiras tradicionais. Na medida em que crescem, as cooperativas aumentam sua participação no Sistema Financeiro Nacional, e se consolidam, ainda mais, como um importante contraponto às taxas e aos juros cobrados pelos bancos convencionais, sendo uma excelente alternativa à concentração bancária. Vale ressaltar que quatro bancos detêm mais de 70% dos recursos que circulam pelo SFN.

Ao contrário do que vêm acontecendo com os bancos, as cooperativas, como o Sicoob SC/RS, continuam expandindo sua rede de agências e, em muitos municípios, principalmente em algumas pequenas cidades, são a única instituição financeira disponível.

> Futuro do ensino: Confira 5 tendências para o mercado de educação

Uma pesquisa do Sebrae, realizada em 2020, apontou que 31% dos empreendedores que buscaram recursos em instituições financeiras durante os meses mais críticos da pandemia conseguiram junto às cooperativas, enquanto 12% conseguiram com bancos privados e 9% com bancos públicos. O que demonstra a importância socioeconômica do cooperativismo no enfrentamento da crise e na retomada da economia.

Em Santa Catarina, o Sicoob desempenha um papel determinante no desenvolvimento sustentável do agronegócio, oferecendo oportunidade de crédito aos produtores rurais e fomentando a expansão dos negócios dos agricultores de qualquer porte – pequenos, médios ou grandes.

O cooperativismo é um modelo de negócios que contribui para a diminuição das desigualdades sociais. O Sicoob SC/RS tem como propósito oferecer produtos e serviços financeiros de qualidade, com custos inferiores à média do mercado e, por isso, propicia o desenvolvimento dos municípios onde atua, contribuindo para estimular as potencialidades das comunidades, gerando emprego, renda e qualidade de vida. Com isso, ajuda a reduzir os problemas sociais e a fomentar a cooperação na sociedade.

Acesse o especial do Top of Mind no NSC Total e saiba mais sobre as marcas presentes na mente e no coração dos catarinenses.

Leia também

“Quando você foca no consumidor, você dificilmente erra”, afirma diretor de soluções da Globo

Ativação de marca pós-pandemia deve ir além da vitrine de produtos

Branding emocional: entenda o conceito que pode mudar a relação da marca com o com o público

Colunistas